Cana estável em São Paulo

11.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

O quarto levantamento para a cultura da cana-de-açúcar mostra estabilidade de área e produção. Os dados foram coletados em campo no mês de setembro pelos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Aponta-se um volume de 414,1 milhões de toneladas para este ano agrícola, em uma área plantada de 5,46 milhões de hectares, cerca de 1% maior em relação à safra 2008/09. Os dados mostram que em algumas regiões tradicionais houve uma redução da área plantada. Assim, as diminuições foram de 17,4% nas regionais agrícolas de Araraquara, de 10,9% em Limeira e de 10,3% na de Barretos. O estudo também mostra que alguns novos plantios vêm ocorrendo de forma mais significativa nas regionais de Sorocaba e Bragança Paulista.

Segundo os pesquisadores, de forma geral, houve redução da área cultivada, porque o setor acumulou dívidas nos últimos anos e está sofrendo com a falta de crédito. Além disso, houve excesso de chuva no campo, fator que está prejudicando o desenvolvimento da colheita, com provável diminuição da quantidade de açúcar e de álcool que podem ser extraídos da matéria-prima.

Outras informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025