Campo Grande sedia I Simpósio Embrapa Labex de Sanidade Animal

04.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nos dias 6 e 7 de julho, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS, será realizado o I Simpósio Embrapa Labex de Sanidade Animal. Durante o encontro, especialistas de diferentes vertentes de pesquisa em sanidade unirão esforços para programar o futuro e fortalecer os estudos da Empresa nesta área.

Os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Rondônia juntamente com os representantes da Embrapa Labex-USA querem, com a proposta, incentivar a formação e a consolidação de equipes para atuação em rede.

De acordo com os responsáveis técnicos pelo Simpósio, Janice Reis Zanella (Embrapa Labex-EUA), Cleber Oliveira Soares (Embrapa Gado de Corte) e Vanessa Felipe de Souza (Embrapa Gado de Corte), ao elencar as demandas prioritárias para pesquisa, desenvolvimento e inovação é possível elevar a qualidade e a competitividade dos projetos e seus resultados e promover a formação de parcerias. Para isso, cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) acompanham a pesquisadora Janice Zanella ao evento com o propósito de estabelecer esse diálogo bilateral.

Como o objetivo principal é debater e alinhar ações e linhas de pesquisas, a programação é composta de fóruns para discussões, são eles: segurança alimentar e zoonoses; patogenia e controle de doenças virais e bacterianas; diagnóstico aplicado a doenças animais; alternativas de controle das parasitoses dos ruminantes e biotecnologia aplicada à sanidade animal.

Entretanto, a manhã do dia 6, segunda-feira, contará com a apresentação do diretor de programas em sanidade animal do MAPA, Jorge Caetano Júnior, dos especialistas Marcus Kehrli Jr e Steven Olsen do USDA e dos gestores Roberto Camargo Antônio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fábio Edir dos Santos Costa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Ao final do Simpósio, conforme os idealizadores, será redigido um documento a ser encaminhado à diretoria da Empresa com a finalidade de contribuir para a tomada de decisões estratégicas em ações de pesquisa em sanidade animal.

Embrapa Labex-USA – a Embrapa além de ser a maior empresa de pesquisa agropecuária do Brasil atua também na América do Norte, na Europa, na África, na América Latina e, recentemente, na Ásia. Seus laboratórios virtuais (Labex) estão localizados nos Estados Unidas e na França e os escritórios de negócios em Gana e Venezuela.

O Laboratório Virtual dos Estados Unidos promove oportunidades de cooperação internacional acompanhando os avanços e as tendências de interesse do agronegócio dos países parceiros. Com cientistas dedicados a essa atividade - Luciano Lourenço Nass, Janice Reis Ciacci Zanella, César Heraclides Behling Miranda e Marcus Neves Oliveira, o Labex-USA atua nas áreas de nanotecnologia, recursos genéticos e segurança alimentar.

Dalízia Aguiar

Embrapa Gado de Corte

Daniel Medeiros

Embrapa Rondônia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro