Caminhão frigorífico é autuado por transportar produtos sem a documentação necessária no RS

29.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

Durante realização de fiscalização de rotina, a Brigada Militar (BM) abordou um caminhão frigorífico do município de Doutor Mauricio Cardoso, carregado com carne in natura sem a documentação necessária. O fato ocorreu na quarta-feira (27), em Horizontina. Os produtos de origem animal necessitam do carimbo do serviço de inspeção estadual para poderem ser comercializados fora da jurisdição de seu município. O caminhão frigorífico apreendido pela BM transportava a carne somente com a inspeção municipal.

 

Após a abordagem, a Brigada chamou os técnicos da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ), de Horizontina, que verificaram que a carga estava em condições de consumo, pois transportada na temperatura certa.

 

Entretanto, devido ao não cumprimento da legislação no tocante à documentação, o lote foi apreendido e doado ao Hospital Oswaldo Cruz daquele município. A carga era formada por 80 kg de carne bovina com osso, 20 kg de carne suína com osso e 100 kg de miúdos (coração e fígado) bovinos.

 

O medido veterinário Robson Garagorry da Rosa e os servidores José Viana do Nascimento e Vitor Muller expediram auto de infração e de apreensão dos produtos. Segundo Garagorry, o matadouro de Doutor Maurício Cardoso é reincidente neste tipo de infração.

 

Clarice Lena Mateuzzi Giorgi

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA

(51) 3288-6211

cgiorgi@agricultura.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025