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Com um volume de negócios de US$ 1 milhão, entre contratos fechados e em prospecção, os cafeicultores brasileiros que participaram da Exposição e Conferência de Cafés Especiais do Japão, realizadas em Tóquio na semana passada, retornaram otimistas ao país.
"Nossos cafés especiais têm mercado garantido nas torrefadoras e casas de café japonesas e o potencial de crescimento desse nicho é enorme, conforme pudemos constatar nesta feira, quando não só encontramos tradicionais compradores, mas muitos novos clientes que puderam constatar a alta qualidade dos nossos grãos". A avaliação é do produtor Túlio Junqueira, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), entidade que organizou a participação do setor neste evento que, pela terceira vez consecutiva, contou com o apoio do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A BSCA inovou este ano ao realizar a apresentação do 'Sabor da Safra 2009 – The Taste of de Harvest'. Em sessões de 'cupping', técnica com a qual se avalia a qualidade global do café na xícara, 26 amostras foram provadas por 32 profissionais de compra de empresas e cafeterias durante a quinta e sexta-feira (15 e 16). Metade das amostras teve os respectivos lotes vendidos no ato, e o restante está em vias de fechamento de negócio. "Foi a primeira vez que a SCAJ, a associação japonesa que representa o setor e promove o evento, abriu esse espaço para um país produtor", diz Túlio Junqueira. Já há pedido, por parte dos organizadores e participantes, para que o 'Sabor da Safra' seja repetido na feira de 2010.
Outro sucesso foi a palestra feita na quarta-feira (14), primeiro dia da convenção, pelo presidente da BSCA. Em um auditório com capacidade para 80 lugares, mais de 100 pessoas ouviram a apresentação sobre a produção de cafés especiais no Brasil e as formas de preparo dos grãos pós-colheita: natural, cereja descascado e despolpado. Além da teoria, os participantes provaram, na prática, a bebida resultante de cada uma delas, comparando e sentindo as suas características distintas. Nesta degustação os cafés foram preparados na French Press (prensa francesa que não utiliza filtros, mas sim um êmbolo que separa a bebida do pó).
No estande da entidade, que tinha como atração uma exposição dos Cafés do Brasil, os visitantes puderam degustar cafés de cada região produtora, preparados em filtro, além de diversos blends exclusivos para café expresso. No total, foram servidas mais de 3 mil doses. "A participação brasileira foi excelente, tanto pelos resultados comerciais obtidos quanto pela promoção da alta qualidade dos nossos cafés", diz Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA.
Fonte: Tempo de Comunicação – Fone/fax: (11) 3868-4037
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