Trigo: começam preparativos para a colheita no RS
A Abacafé - Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia, focando a sustentabilidade da cafeicultura empresarial do cerrado da Bahia, está buscando na gestão a solução para desafios do setor.
Para esta empreitada, a Fundação Dom Cabral, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou recentemente um programa de capacitação para os cafeicultores associados, que num período de dois anos estarão aprendendo e aplicando conhecimentos ligados a área gerencial.
Para Anderson Mota da Fundação Dom Cabral, este trabalho permitirá uma nova dinâmica nas empresas dos cafeicultores envolvidos no programa, pois o mesmo é direcionado ao fortalecimento da empresa individualmente e coletivamente, preconizando o trabalho em rede.
Lucas Favaro Garcia, presidente da Abacafé, ressalta que este projeto de aprendizado coletivo permitirá, além da capacitação dos associados, uma interação muito positiva, pois a cada dois meses o grupo de proprietários e gerentes se reúne para debater temas carentes no âmbito da gestão. Este é um bom exemplo de projeto que um trabalho coletivo pode desenvolver, com ligação direta no fortalecimento da associação.
Tendo como um dos propósitos da entidade a capacitação com os envolvidos, a Abacafé comemora o bom andamento desta parceria, uma vez que conta com uma das mais importantes escolas de negócios do Brasil, a Fundação Dom Cabral, a qual é responsável pelo programa. Com este processo, a cafeicultura do Oeste da Bahia passa a ganhar uma nova dimensão em termos de sustentabilidade, porque estará melhor preparada para superar os desafios do ambiente em que está inserida, reforça o gerente administrativo da associação, Ivanir Maia.
Informações adicionais:
Fonte: Assessoria de Imprensa da Abacafé
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura