Café do Oeste da Bahia busca reconhecimento

29.02.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Abac

Para um produto ser reconhecido é preciso divulgar seus atributos. Partindo deste princípio, a Abacafé - Associação dos Produtores de Café do Oeste da Bahia, juntamente com entidades do setor e consultorias especializadas, vem construindo um processo inédito na região Oeste da Bahia. É o trabalho para obtenção da Indicação Geográfica do Café da Região Oeste da Bahia.

Esta busca pelo reconhecimento da origem envolve a construção de um intenso projeto para que o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial conceda o título de Indicação de Procedência ao café produzido na região do cerrado da Bahia. O projeto foi viabilizado mediante participação do Ministério da Agricultura, por meio do Convênio nº 755097/2010. Com a marca do produto, a Abacafé buscará novo posicionamento de mercado para o café, uma vez que os importantes mercados internacionais buscam produtos com origens reconhecidas, destaca Glauber de Castro, presidente da entidade.

Por se tratar de uma certificação na produção, o processo da Indicação Geográfica garante padronização na forma de produzir o café, juntamente com a rastreabilidade do produto e do reconhecimento de uma região organizadas. Estes conceitos são valorizados pelos bons mercados, o que permitirá ampliar as exportações.

Considerando que a região comercializa no mercado internacional pelo menos a metade do que produz, o reconhecimento de origem ampliará mercados em termos de volumes, bem como qualificará o mercado, pois o produto passa a ter valor agregado, complementa Ronaldo Henrique, provador e responsável pela comercialização de café da Cooproeste - Cooperativa Agrícola do Oeste da Bahia.

Para apresentar o perfil da cafeicultura do Oeste da Bahia, com a poio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, nos dias 12 e 13 de março, a Abacafé estará coordenando um estande promocional no 13º Agrocafé em Salvador. O presidente da Abacafé Glauber de Castro e o Diretor da Cooproeste Antonio Assunção estarão proferindo palestras sobre as entidades e o setor regional, com as ações desenvolvidas na construção da Indicação Geográfica do café.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025