Funcafé: liberações para cooperativas chegam a R$ 16 milhões
Estão disponíveis no site do Cepea os relatórios de novembro de 2009 sobre os mercados de café arábica e robusta, que incluem os Indicadores CEPEA/ESALQ de ambas as variedades.
Confira trechos das análises:
De acordo com colaboradores do Cepea, o clima adverso nesta safra fez com que, no Cerrado mineiro, cerca de 30% da produção atual de arábica não alcançasse a classificação bebida dura para melhor, enquanto que, na safra passada (2008/09), esse percentual foi de, no máximo, 15. Nas demais regiões produtoras, a proporção de arábica com qualidade inferior é ainda maior. No mercado de robusta, as fortes chuvas que caíram em novembro nas regiões produtoras de café no Espírito Santo permitiram o bom desenvolvimento das lavouras, o que pode elevar a produtividade da próxima safra. Uma maior produtividade, no entanto, pode diminuir o preço da variedade da temporada 2009/10. Vale lembrar que os atuais patamares do robusta, segundo produtores consultados pelo Cepea, são insuficientes para cobrir os custos de produção agrícola.
Informativo Café Arábica:
Informativo Café Robusta:
Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Margarete Boteon, através do Laboratório de Informação do Cepea. Contatos: (19) 3429 8836 ou 3429 8837
Série de preços (Indicadores) e relatórios anteriores:
Alessandra da Paz
Comunicação Cepea
(19) 3429 8836 / 8837 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura