Variação de temperatura prejudica produção cafeeira
O grande interesse do produtor local pelo confinamento de gado mais uma vez garante que a cadeia produtiva da carne bovina sulmatogrossense esteja representada na Conferência Internacional dos Confinadores Interconf. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Confinadores Assocon, que está na sua terceira edição, e acontece de 14 a 16 de setembro, em Goiânia (GO).
Dono do segundo maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 22 milhões de cabeças, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com maior vocação natural para a pecuária de corte de produção intensiva, pois possui localização estratégica, próxima aos estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná, todos com forte produção agrícola e estrutura logística pronta para beneficiamento e transporte da carne até os grandes centros de consumo.
José Lemos Monteiro, coordenador da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), que tem presença confirmada no evento, destaca que as condições favoráveis de clima e geografia do Centro-Oeste brasileiro, aliada a crescente demanda por resultados rápidos e alta produtividade nos cochos, está levando a pecuária de produção intensiva para o Mato Grosso do Sul. “Estamos em um estado com uma pecuária crescente, com boas oportunidades para quem queira investir. O confinamento ainda é um sistema pouco difundido aqui, se compararmos a Goiás e Mato Grosso, mas vemos cada vez mais pecuaristas interessados em confinar. A Interconf é o maior evento da pecuária brasileira, onde podemos estar em contato com as mais diversas técnicas pecuaristas e com tecnologia de ponta, além da constante troca de experiências”, finaliza Monteiro.
Em 2010 a Interconf acontecerá em dois dias, com palestras e painéis no auditório do espaço de eventos Oliveira's Place em Goiânia (GO). O início será com o painel apresentado pelo atual vice-presidente da FAPRI, especialista em economia global, Jay Fabiosa, que discorrerá sobre a importância de otimizar recursos na produção e processamento de alimentos no mundo, já pensando no futuro.
No painel sobre regulatórios e competitividade serão debatidas estratégias e novas ideias que visam beneficiar os produtores e o mercado. O objetivo é comparar o impacto econômico das principias tecnologias disponíveis para melhorar o desempenho dos bovinos em confinamento e evidenciar as diferenças entre regras que definem o que está disponível aos produtores no Brasil e o cenário vigente nos principais países produtores de carne do mundo.
No painel sobre tecnologia, além das palestras sobre floculação de milho, mineralização e processamento de foragem ocorrerá a apresentação de dois grandes confinadores, um brasileiro e outro americano, falando sobre os desafios de gestão e tecnologia envolvidos com a atividade nestes dois países.
O painel sobre a evolução do mercado brasileiro debaterá o que significa a carne bovina para o supermercado, restaurante e cozinha industrial. A intenção é mostrar ao produtor qual é o tratamento e a visão de quem compra carne para comercializá-la no Brasil.
As discussões sobre mercado vão além da importante atualização sobre o mercado mundial e o cenário brasileiro. Este ano será possível ouvir especialistas vindos da China e da Índia e tentar entender se estes dois países são clientes, concorrentes ou as duas coisas.
Para finalizar, o Interconf 2010 contará com a participação de representantes oficiais dos principais candidatos à presidência da república que deixarão suas opiniões, estudos e mostrarão projetos futuros e planos de governo com relação à produção de carne bovina.
Mais informações com a Assocon pelo telefone (11) 3467-5366 ou pelo site
Bruno Nogueira
Texto Assessoria de Comunicações
(11) 2198-1888
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura