Cade aprova compra da Biotrigo pela GDM

Não foram identificadas sobreposições horizontais ou verticais entre os mercados de atuação das empresas

06.10.2023 | 09:16 (UTC -3)
Cultivar

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra das cotas sociais da Biotrigo Genética Ltda e Biotrigo Nutrição Animal Ltda  pela GDM Genética do Brasil SA. Cabe recurso da decisão. A operação foi divulgada pela Revista Cultivar em 18/09/2023 ("GDM firma acordo para adquirir a Biotrigo Genética").

Conforme parecer que fundamentou a decisão, não foram identificadas sobreposições horizontais ou verticais entre os mercados de atuação das empresas. Dessa forma, afastada estaria a hipótese de concentração de mercado.

Foi apontado no parecer a tradição da autarquia federal em distinguir o mercado de sementes por cultura. Assim, "qualquer que seja o tratamento dado às diferentes etapas da cadeia produtiva de cada semente (e.g., melhoramento genético; e produção e comercialização de sementes), a operação não gera sobreposição nem integração vertical dado que as partes atuam em sementes de cultivares distintos (compradora atua em soja e milho e empresas-alvo em trigo)".

Portanto, no entendimento dos técnicos do Cade, a "operação configura uma mera substituição de agente econômico, não demandando, deste modo, uma análise mais aprofundada dos mercados envolvidos".

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro