Cabanha da Corticeira e GB Agropecuária vencem no grande campeonato de machos Angus

03.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A faixa do grande campeonato de machos da raça Aberdeen Angus na Expointer foi para a Parceria Cabanha da Corticeira (São Borja/RS) e GB Agropecuária (Porecatu/PR), respectivamente de Luiz Anselmo Cassol e Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno.

O exemplar Quito Quebracho da Corticeira, geração 2007 e 934 quilos, encantou o jurado Norman Catto por apresentar leveza ao caminhar, o que o torna um boi pai. “É um touro correto, com aprumo e massa muscular invejável”, avaliou. Luiz Anselmo Cassol ressaltou o primeiro grande campeonato de machos Angus obtido pela parceria. “Temos a parceria há três anos, já faturamos grande campeonato e reservado grande campeonato de fêmeas, mas o grande campeonato de machos é inédito”, exultou. Quanto ao touro, informou que vai para a cabanha e entrará em regime de coleta.

A roseta de reservado grande campeão nos machos Angus foi para a Estância Olhos D´Água (Alegrete/RS), de Antonino Souza Dorneles, com o exemplar ASD 623 Payador Carrasco, geração 2007. De acordo com Norman Catto, o reprodutor se destacou pela sua massa muscular e por ser “bastante correto”. Átila Leães Dorneles, um dos administradores da estância, revelou que este ano a Estância Olhos D´Água veio com a intenção de chegar novamente à final de machos. “No ano passado ficamos com o título de terceiro melhor macho na Expointer, viemos mostrar a consistência do nosso trabalho”, observou.

O terceiro melhor macho ficou com a Cabanha Rincon del Sarandy (Uruguaiana/RS), de Claudia Indarte Silva. O touro Rincon Intruso 1248 del Sarandy, geração 2007, chamou atenção por ser “um macho com marcante padrão racial”, na definição do jurado. Martin Silva Tellechea, da Rincon del Sarandy, informou que o exemplar ficará na Rincon para “voltar às pistas da Expointer no ano que vem”.

Ao término do julgamento, o presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, comentou sobre a evolução da raça Aberdeen Angus nas pistas. “O crescimento da raça é nítido e o que se vê é que todos estamos trabalhando para dar uma boa continuidade às futuras gerações de Angus”.

Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 /

Fonte: Luciana Bueno Escritório de Comunicação - (51) 9181 7734

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025