C.Vale investe para reduzir efeito estufa

28.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Sara Ferneda Messias

A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente levou a C.Vale a investir no aproveitamento energético do biogás formado nas lagoas de tratamento de suas unidades industriais. Atualmente as lagoas são abertas, liberando gás metano para a atmosfera. A proposta da cooperativa é transformar as lagoas anaeróbicas em biodigestores. Este processo permitirá canalizar e transformar o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa e 21 vezes mais nocivo que gás carbônico, em energia elétrica, através de motogeradores ou energia térmica, para as caldeiras.

Por ser um investimento alto, a C.Vale vem negociando com uma empresa europeia a obtenção de créditos de carbono para amenizar estes custos. A estimativa de redução de emissões é da ordem de 35.000 toneladas de gás carbônico por ano.

Inicialmente as obras ocorrerão na amidonaria de Navegantes, em Assis Chateaubriand. Na sequência serão desenvolvidos estudos e projetos para instalações de biodigestores na amidonaria de Terra Roxa, na Unidade Produtora de Leitões e no abatedouro de aves, localizados no município de Palotina.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025