Bunge e Orbia preparam campanha para estimular barter digital em fevereiro

Focada na safra 2021/22, campanha inclui condições facilitadas de crédito às revendas que atuam na Orbia

04.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Gabriela Ramos

Com o sucesso na comercialização online de soja após a parceria inédita entre a trading Bunge e o marketplace Orbia, formalizada em novembro de 2020, as empresas preparam campanha para movimentar operações de barter digital durante o mês de fevereiro, com foco na safra 2021/22. As operações de barter são baseadas em uma relação de troca que viabiliza aos produtores a compra de insumos necessários ao cultivo da safra com pagamento futuro em grãos. A parceria entre a Bunge e a Orbia possibilita que tanto a comercialização simples de grãos quanto operações de barter sejam realizadas 100% online.

Nos dois primeiros meses da parceria as negociações de soja pelo marketplace superaram o volume de 20 mil toneladas. "O número de transações no ambiente digital nos surpreendeu positivamente, pois trata-se de uma operação nunca antes realizada neste formato. Agora nos preparamos para mais uma campanha, com o objetivo de incentivar cada vez mais revendas e produtores a aproveitarem as facilidades da negociação no ambiente digital", ressalta o diretor de Originação da Bunge, Roberto Marcon.

Na campanha de fevereiro serão oferecidas condições desburocratizadas de crédito para aquisição de fertilizantes às revendas que operam no marketplace e descontos especiais aos produtores. Os descontos estarão vigentes entre os dias 3 e 5 de fevereiro e valerão apenas para a modalidade de pagamento de barter por soja. Os produtores rurais que realizarem compras de fertilizantes NPK terão 2% de desconto e para as compras de sementes, defensivos e fertilizantes foliares, o desconto será de 3%.

O ano de 2020 foi de crescimento para o comércio digital, e o setor do agronegócio, que já vinha de um processo de digitalização, também registrou alta nas transações feitas no ambiente digital. "Os resultados obtidos pela Orbia no ano passado mostram que o produtor rural está cada vez mais inserido no meio digital e que está disposto a utilizar a tecnologia para impulsionar os seus negócios. Só em 2020, atingimos a marca histórica de 200 milhões de reais de insumos agrícolas vendidos no marketplace e, em pouco mais de 2 meses, negociamos 20 mil toneladas de soja na plataforma. Isso é histórico para o setor e reforça a posição da Orbia como pioneira nesse movimento", declara Ivan Moreno, CEO da Orbia.

A Orbia possui 170 mil usuários cadastrados, o que corresponde a aproximadamente 70% da área plantada no país, e mais de 170 canais de distribuição que realizam suas vendas online na plataforma. O marketplace reúne a possibilidade da compra e venda de insumos, comercialização de commodities e programa de pontos, de forma a acompanhar a jornada do produtor, desde o planejamento da produção até a comercialização da sua safra.

Com a entrada na plataforma da Orbia no final do ano passado, a Bunge se tornou a primeira trading no Brasil a realizar processo de originação de grãos digital permitindo ao produtor realizar cotações, vender sua safra e assinar o contrato de forma autônoma e 100% online. A parceria faz parte de um movimento de transformação digital que a Bunge lidera em suas principais áreas de negócio e que incluem outros investimentos em soluções tecnológicas, como o aplicativo de logística Vector, pelo qual a Bunge digitalizou todo o processo de contratação de fretes junto aos caminhoneiros, além da iniciativa Covantis, parceria com outras tradings dedicada a implantar o blockchain no comércio global de commodities para melhorar a velocidade e a segurança tecnológica nas operações de exportação.

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