Solução para preço do milho é agregar valor
Representantes de quatro países africanos que compõem o programa "Cotton 4" visitam a Embrapa para avaliar e definir novas estratégias em prol da cotonicultura naquele continente.
Representantes de quatro países africanos - Benin, Burkina Faso, Chade, e Mali estiveram quinta-feira (18/02) pela manhã na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, com o objetivo de discutir ações de cooperação técnica voltadas ao desenvolvimento da cotonicultura na África. Esses países compõem o "Cotton 4", um programa que vem sendo conduzido em parceria entre a ABC - Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Embrapa desde 2007, com o objetivo de incrementar a produção de algodão naquele continente.
Segundo o conselheiro da ABC, Olinto Vieira, que também participou da visita, o algodão é um produto agrícola de extrema importância para cerca de 30 países africanos. Em alguns deles, chega a representar mais de 50% do PIB. Por isso, a ABC e a Embrapa resolveram unir esforços para apoiá-los no desenvolvimento da cotonicultura, com foco em ações de transferência de tecnologias e capacitação.
O primeiro passo já foi dado com a construção da Estação Experimental de Mali que, futuramente, será expandida também para os outros três países. E o segundo está prestes a acontecer com a viagem da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Gláucia Buso, acompanhada de dois técnicos da Unidade: Zilneide Amaral e Marco Antônio Ferreira, que deve ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o conselheiro, foram investidos até o momento no "Cotton 4" custos da ordem de US$ 5 milhões, "mas se considerarmos o nível de conhecimento e tecnologia dos cientistas envolvidos, os investimentos são bem maiores", afirma.
Laboratório de ponta será montado na Estação Experimental de Mali
O objetivo da viagem da equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia à Estação Experimental de Mali é auxiliar na implantação de um laboratório de ponta para caracterização molecular de espécies de algodão, além de treinar os técnicos africanos.
A pesquisadora líder da equipe, Gláucia Buso, já esteve na Estação em 2009, quando fez um levantamento dos equipamentos e materiais necessários à montagem do laboratório. A compra desses materiais já está sendo providenciada pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Segundo a técnica Zilneide Amaral, a primeira visita da equipe à África deverá durar cerca de 20 dias a um mês e depois serão realizados cursos e intercâmbios sistemáticos de técnicos e pesquisadores entre os dois países.
Genética molecular: ferramenta muito importante para o desenvolvimento agrícola
Durante a visita, os representantes do "Cotton 4" conheceram o laboratório de genética vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, similar ao que será implantado em Mali. Nesse laboratório, são desenvolvidas pesquisas de ponta a partir da extração do DNA de plantas para análise de dados genéticos para conservação e melhoramento vegetal. Segundo Gláucia, é possível extrair DNA de até 96 acessos por dia no laboratório da Embrapa.
Essas ferramentas modernas de caracterização molecular permitem conhecer a fundo a estrutura genética de espécies vegetais de importância agrícola. O conhecimento genético-molecular das plantas é fundamental para desenvolver metodologias mais eficientes de conservação, além de gerar informações biológicas para garantir a sustentabilidade produtiva dos recursos genéticos vegetais.
O laboratório em Mali será montado inicialmente para desenvolver apenas pesquisas com algodão, mas no futuro poderá ser utilizado para análise genética de outras culturas agrícolas.
Os visitantes consideraram a visita muito importante, pois possibilitou formar uma idéia inicial de como funcionará o laboratório africano.
Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 e 3340-3672 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura