Manual orienta a recuperação de áreas degradadas na Caatinga
O Brasil lançou no dia na quarta-feira (23) o Ano Internacional da Química (AIQ). O objetivo é celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da Química, além de demonstrar a sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens por seu estudo.
No Brasil, com o slogan “Química para um Mundo Melhor”, entidades, universidades e empresas do setor estão engajadas em iniciativas a serem realizadas ao longo do ano. O AIQ irá direcionar suas ações ao público jovem, com o objetivo de aumentar seu interesse pela Química e de divulgar a qualidade do trabalho do químico brasileiro, as questões de educação para a ciência e a pesquisa nas universidades, além da atuação responsável e inovadora da indústria química no País. A coordenação internacional das atividades do AIQ é dirigida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
O AIQ será comemorado no Brasil por meio da realização de eventos e atividades lúdicas, que vão enfatizar a Química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. Atividades como leituras, exposições e experimentos vão mostrar como a pesquisa química apresenta soluções para problemas globais envolvendo alimentação, água, saúde, energia, transporte, saneamento e outros temas da atualidade.
Segundo Claudia Rezende, Coordenadora do AIQ no Brasil e professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Ano Internacional da Química irá contribuir para o estreitamento da cooperação internacional na área da Química, servindo de referência em informação para as atividades desenvolvidas por associações nacionais de química, instituições, universidades, indústria, governos e organizações não governamentais. “Serão organizadas diversas ações de divulgação científica, com a intenção de despertar no jovem o interesse por ciência, especialmente a Química, além mostrar que ela está presente no cotidiano da população, em tudo que consumimos”, destaca Claudia.
Entre as ações que acontecerão ao longo de 2011, destacam-se:
- Exposições: Química no Cotidiano (no Museu da Vida, RJ), As Mulheres na Química e o Centenário de Marie Curie (na FAPESP, SP);
- Projeto “Faça Química”: DVD com experimentos químicos para sala de aula, para download no portal www.quimica2011.org.br;
- Distribuição de kits educativos contendo livro e jogo-brinde sobre a Química no dia a dia e como profissão;
- Webjogo;
- Palestras educativas em escolas e universidades;
- Visitas monitoradas de estudantes a fábricas/laboratórios;
- Concursos de redação e fotografia.
Érica Brito
XPress Comunicação
(11) 2898-7498
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura