Boqueirão do Leão será sede de seminário ambiental

11.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Eliana Stülp

O SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), Prefeitura de Boqueirão do Leão e a ONG Terra de Araucária promovem seminário ambiental no município na próxima quarta-feira, 13 de julho. O evento faz parte do Programa Microbacias, desenvolvido em 2005 com o objetivo de proteger nascentes de rios e preservar matas ciliares por meio do uso correto, manejo e conservação do solo e dos recursos hídricos.

A cidade foi escolhida por estar situada junto à Mata Atlântica, pela proximidade com as nascentes de rios e por ter sua economia baseada, principalmente, na produção de tabaco. De acordo com a Afubra, Boqueirão do Leão possui 1,5 mil produtores de tabaco e teve uma produção de 6,2 mil toneladas na última safra.

Cerca de 200 pessoas são esperadas no Salão Paroquial, a partir das 8h30min, dos quais 150 produtores de tabaco de Boqueirão do Leão e municípios vizinhos. “Nosso objetivo é esclarecer dúvidas e conscientizar sobre a importância de reforçar os cuidados de preservação ao meio-ambiente”, diz Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

Na parte da tarde, professores e estudantes de 5ª e 6ª séries, da rede municipal e estadual, se reúnem no Ginásio Municipal. “Estes jovens são os futuros gestores das propriedades rurais da região, conscientizá-los é também um dos objetivos do evento”, afirma Sérgio Rauber, assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco. Os organizadores também apostam na multiplicação dos assuntos tratados no evento aos demais alunos, por meio da participação dos professores.

PROGRAMAÇÃO / MANHÃ

8h30min – Abertura no Salão Paroquial (Av. Cascata s/nº - Centro)

Público: produtores de tabaco, orientadores, autoridades e imprensa

• Preservação de nascentes (João Augusto Ribeiro, ONG Terra de Araucária)

• Recuperação de matas ciliares, preservação da Mata Atlântica e reflorestamento (Juarez Pedroso, Engenheiro Florestal da Afubra)

• Correta destinação de embalagens de agrotóxicos, conservação dos solos (Sérgio Ângelo Willani, vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social do SindiTabaco)

12 horas – Encerramento

PROGRAMAÇÃO / TARDE

13h30min – Abertura no Ginásio Municipal

Público: professores e estudantes de 5ª e 6ª séries da rede municipal e estadual

• Apresentação de projetos sobre meio-ambiente desenvolvidos pelas escolas Adolfo Mânica (Linha Araçá, Boqueirão do Leão) e Felipe Becker (Alto Paredão, Santa Cruz do Sul)

• Palestra sobre meio ambiente (Prof. José Leon, coordenador do Programa Verde é Vida da Afubra)

• Apresentação do Teatro de Fantoches

16h30min – Encerramento com distribuição de mudas do Projeto Verde é Vida

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025