Ferroeste conclui este mês estudo para construir ramal no Sudoeste do PR
Um dos aspectos mais importantes em provas de ganho de peso é a nutrição dos animais avaliados. A grande expectativa dos técnicos é quanto esse bovino vai consumir de nutrientes e o quanto ele irá produzir em carne, em um determinado período de avaliação. De acordo com o gerente comercial da CONNAN - Companhia Nacional de Nutrição Animal, José Luiz Bianchi, somente com alimentação adequada o animal irá ganhar mais peso em menos tempo, reduzindo custos e, consequentemente, girando capital de forma mais rápida. "Desta forma os animais identificados com bom desempenho e que apresentam um biótipo adequado à produção de carne são devidamente valorizados".
Com o intuito de identificar os animais mais produtivos no mesmo regime de manejo e alimentação, a Fazenda São Leopoldo Mandic (Descalvado/SP), está realizando uma Prova de Ganho de Peso a Pasto. São 22 machos da raça Brahman PO (Puro de Origem) que estão sendo avaliados e apresentavam peso vivo inicial médio de 250 quilos. A prova teve início em outubro de 2008 e vai até julho deste ano.
De acordo com a médica veterinária e gerente da fazenda Arlete Maria Colussi a prova é um forma de valorizar o animal no mercado. "Com essa prova podemos avaliar a genética de lotes e identificar quais desses animais com as mesmas condições de pastagem, alimentação, com a mesma idade e peso apresentam uma melhor performance", ressaltou. A fazenda possui um plantel de 1.300 animais e pertence ao pecuarista José Luis Cintra Junqueira, que está na pecuária há mais de uma década.
Na primeira fase da prova cada animal receberá 500 gramas/dia do Núcleo CONNAN 40. Posteriormente essa quantia pode chegar até 1 quilo por dia. O produto tem em sua composição básica fosfato bicálcico desfluorizado, aditivo promotor de crescimento e eficiência alimentar, farelos diversos, macro e microminerais essenciais ao bom desempenho dos animais. Segundo o gerente técnico da CONNAN, o médico veterinário Edmar Conceição de Freitas, o uso desse suplemento permitirá ao animal expressar seu potencial, uma vez que corrige as deficiências de proteína, energia e minerais das forragens, contendo ainda aditivos que permitem melhor aproveitamento dos alimentos ingeridos.
Serão três pesagens oficiais e três intermediárias realizadas durante todo o período de prova. No final, os animais serão classificados em Elite, Superior, Regular e Inferior, de acordo com o desvio padrão do grupo. Os animais que forem classificados como Elite ou Superior receberão o Certificado de Participação. A prova é oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Mais informações sobre a empresa, produtos e representantes podem ser obtidas no www.connan.com.br ou pelo telefone (15) 3363-9800.
Fonte: ContatoCom - [15] 3224 1000
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura