Biotrop lança fungicida Bombardeiro

Novo multissítio biológico promove o controle das doenças de final de ciclo na soja

13.12.2021 | 11:12 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

A Biotrop, empresa brasileira de soluções naturais e biológicas, acaba de ter aprovado no MAPA registro de um fungicida microbiológico, com alta eficiência para doenças de final de ciclo. Com o sugestivo nome “Bombardeiro”, o produto de ação multissítio traz em sua formulação o efeito de choque e também residual nas plantas atingidas.

Os múltiplos modos de ação - ou ação multissítio do Bombardeiro - são diferenciais de controle para essas doenças, tendo em vista a sua produção de metabólitos de ação fungicida (antibiose), junto à inibição da germinação de conídios e rápida colonização de filosfera. Além disso, a avançada composição, com Bacillus velezensisBacillus pumilus e Bacillus subtilis, colabora na produção de biofilme nas superfícies colonizadas e promove resistência sistêmica induzida, protegendo as plantas, além de atuarem na promoção de crescimento do cultivo.

Para Jonas Hipólito, Diretor de Marketing e R&D na Biotrop, o Bombardeiro é uma nova e poderosa ferramenta para os agricultores, e uma grande aposta da BIOTROP para demonstrar ainda mais o valor dos insumos biológicos na agricutura. “Trata-se de uma solução prática, com formulação estável, líquida, baixa dosagem e alta eficiência no manejo de DFCs. Conseguimos manejar não só as doenças, mas interagir com a planta e outros fungicidas trazendo aumentos de produtividade e rentabilidade para os nossos clientes.”

Resultados

Para disponibilizar o Bombardeiro de forma comprovada ao agricultor, a Biotrop realizou dezenas de avaliações em instituições de pesquisa diferentes na safra 2019/20. Ederson Santos, biólogo e gerente de portfólio da empresa, destaca que o produto foi superior aos seus principais concorrentes agroquímicos com relação ao controle de DFCs, chegando a obter produtividades superiores a multissítios químicos convencionais.

O Bombardeiro entregou 52% de controle de manchas, resultado idêntico ao seu concorrente direto. “Observando a sanidade da planta, o Bombardeiro foi superior, na média, em relação ao controle”, comenta o biólogo.

Os resultados positivos também foram comprovados com a produtividade. Neste caso, as avaliações resultaram em até nove sacas por hectare de incremento, 13% superior em produtividade na soja. Os ensaios obtiveram 79 sc/ha com Bombardeiro, 77 sc/ha com o concorrente químico direto e 70 sc/ha com a testemunha de controle absoluto.

O fungicida possui ainda na sua formulação um aditivo protetor que promove melhor adesão e espalhamento mais eficiente no sistema de folhas. “Esse aditivo é importante, pois protege os microrganismos dos efeitos do sol (raios UV) e faz com que os Bacillus se desenvolvam mais rápido, promovam a proteção mais rápido, favorecendo esse choque e residual”, finaliza Santos.

Lançamento

Para lançar o produto, a Biotrop colocou à disposição dos produtores rurais uma página dedicada, que traz mais informações do bioinsumo (http://bombardeiro.com.br).

Também realiza nesta semana eventos regionais online, transmitidos pelo canal de Facebook da Climatempo, para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e regiões Sul, Norte e Nordeste. A agenda pode ser conferida no site da Biotrop, www.biotrop.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024