Biotrop conquista prêmio de melhor inovação de formulação na Crop Science Awards 2021

Participando pela primeira vez da mais importante competição da indústria de insumos para o agronegócio mundial, a empresa foi vencedora com seu bioestimulante Stimutrop

05.11.2021 | 13:43 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni
Participando pela primeira vez da mais importante competição da indústria de insumos para o agronegócio mundial, a empresa foi vencedora com seu bioestimulante Stimutrop. - Foto: Divulgação
Participando pela primeira vez da mais importante competição da indústria de insumos para o agronegócio mundial, a empresa foi vencedora com seu bioestimulante Stimutrop. - Foto: Divulgação

A inovação é um dos principais referenciais de diferenciação entre as companhias de produtos biológicos. E por isso a Biotrop, uma jovem empresa brasileira de soluções biológicas e naturais para a agricultura, tem motivos de sobra para celebrar. Uma de suas tecnologias foi consagrada na premiação internacional Crop Science Awards 2021 – umas das mais prestigiosas do mundo no setor, na categoria “Melhor Inovação de Formulação”, com o bioinsumo Stimutrop. O prêmio foi anunciado na última quarta-feira, 3.

A competição, que reconhece a excelência nas indústrias de insumos e agricultura digital em todo o mundo, destacando as melhores iniciativas científicas, tecnológicas e de liderança, teve a participação de empresas como, Bayer, Corteva, FMC, UPL e ADAMA. A Biotrop, que participa pela primeira vez, recebeu ainda uma menção honrosa na categoria “Melhor Empresa de uma Região Emergente”.

Cerca de 100 inscrições foram recebidas nas categorias disputadas em 2021, que teve seu escopo expandido e ganhou nova segmentação, abrangendo também as indústrias de fertilizantes e saúde animal.

Para Antonio Carlos Zem, CEO da Biotrop, a conquista é motivo de muita comemoração. “Estamos duplamente felizes: inovamos para nossos clientes e acabamos de ser reconhecidos pelo mercado. Há pura ciência por traz dos nossos produtos”, destacou.

A inovação do Stimutrop

O Stimutrop, produto da BIOTROP que venceu grandes indústrias mundiais na categoria, é um biostimulante misto, com características únicas de fisioativação que combinam o estímulo ao desenvolvimento das plantas e o crescimento de microrganismos benéficos em um processo sinérgico, capaz de elevar a produtividade das lavouras e a longevidade produtiva dos solos.

A inovação do produto advém de sua formulação biológica baseada na biossíntese e estabilização do ácido indoloacético (AIA) para aplicação agrícola - um fitormônio com efeito pronunciado no crescimento da planta, aumentando a produtividade da cultura. Dentro dessa formulação, o AIA é obtido por vias biológicas, eliminando a necessidade de fontes sintéticas, sendo, portanto, uma tecnologia sustentável e ecologicamente correta. Em condições de campo, a luz reduz em até 90% da concentração de AIA. O processo produtivo e formulação do Stimutrop possibilitam a fotoproteção do AIA, permitindo que o produto seja utilizado em larga escala em lavouras comerciais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024