Biotrigo lança cultivar para altos rendimentos no Seminário Técnico do Trigo, em Canela

05.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

Com características únicas a Biotrigo Genética vai apresentar aos participantes do 9ª Seminário Técnico de Trigo e 8ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (8ºRCBPTT), a sua nova cultivar, TBIO Toruk. Com potencial de rendimento acima das cultivares existentes no mercado, Toruk estará disponível para distribuição a produtores de sementes já em janeiro de 2015.

Oriundo de cruzamento com a genética francesa, TBIO Toruk, expressa potencial mais elevado de rendimento quando é posicionado em solos férteis e para alto investimento. Com porte mais baixo que a maioria das cultivares lançadas no Brasil, apresenta excelente uniformidade e sincronia de perfilhos, ou seja, possui espigas de mesmo tamanho trazendo maiores componentes de rendimento além de possibilitar através de sua uniformidade, um ambiente ideal para tecnologia da aplicação de fungicidas visando o combate de doenças de difícil controle, como por exemplo a giberela.

“É uma revolução que trazemos aos triticultores do Brasil e América Latina. Temos um material que já pelo visual e porte mais baixo enche os olhos. Quando observamos os perfilhos e mais detalhadamente as espigas e sua uniformidade vemos um diferencial importante em relação aos outros materiais. Os resultados de colheita o consagram como um dos principais lançamentos que a empresa já fez”, celebra André Rosa, Diretor de negócios da Biotrigo Genética.

Quando o assunto é sanidade, Toruk tem uma excelente tolerância a brusone e bom desempenho frente outras enfermidades comuns ao trigo. “Observamos nos dias de campo feitos no Paraná em que o material estava exposto, a sua alta performance com relação aos principais problemas e dores de cabeça dos triticultores”, explica Ottoni Rosa Filho, diretor técnico da Biotrigo Genética. “Toruk possui muito boa tolerância a brusone, germinação na espiga e acamamento, além de ter como uma de suas principais características o fato de ser trigo pão/melhorador, o que atende a demanda por qualidade industrial que os moinhos precisam”, exalta Ottoni Rosa Filho.

“Quando lançamos uma cultivar no mercado temos uma preocupação muito grande em oferecermos resultados diferenciados em produtividade e qualidade levando segurança e liquidez ao produtor”, finaliza André Rosa.

O evento

A 8ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (8ª RCBPTT) e o 9° Seminário Técnico de Trigo acontece de 05 a 08 de agosto em Canela, na serra gaúcha, no Hotel Continental Canela. O evento tem o intuito de promover o crescimento e desenvolvimento dos sistemas de produção de trigo e triticale no Brasil e tem como tema "Desafios para o trigo Brasileiro: construindo uma nova identidade".

Sobre a Biotrigo

Fortalecer a cadeia tritícola brasileira e do Mercosul, apresentando resultados diferenciados em produtividade, qualidade e segurança. É com esse objetivo que a Biotrigo Genética desenvolve cultivares de trigo por meio de um programa de melhoramento genético com mais de duas décadas e consolidado no campo e no mercado. A empresa tem como característica a agilidade em seu programa, gerando um grande diferencial competitivo para quem escolhe a genética Biotrigo para formar sua lavoura.

As cultivares desenvolvidas pela Biotrigo resultam de pesquisa e investimento em tecnologia. São reconhecidas como de excelente produtividade e de um ótimo balanço entre qualidade para a indústria panificadora e características agronômicas, facilitando o manejo e oferecendo segurança ao produtor rural.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025