Bionat amplia capacidade de produção de biológicos à base de bactérias

Também haverá lançamentos nos segmentos de bioinseticida, bionematicida e inoculante

26.05.2023 | 11:28 (UTC -3)
Cultivar, com informações de Luiz Voltolini

A Bionat, empresa do grupo Essere, comemora quatro anos de atuação no mercado de biológicos com investimentos em sua capacidade fabril. A empresa é especializada em produtos para o manejo integrado de pragas e doenças nas lavouras. Segundo a empresa, o investimento no parque fabril tem o potencial de tratar aproximadamente 10 milhões de hectares com os produtos à base de bactérias.

Entre os produtos da Bionat estão bioinseticidas, bionematicidas e inoculantes, desenvolvidos em parceria com instituições de pesquisa como a Esalq-USP e a Embrapa. Um dos destaques é o Sprinter, um inoculante promotor do crescimento e solubilizador de nutrientes, lançado em 2022. O produto é formulado com a bactéria Pantoea agglomerans cepa Esalq 33.1, exclusiva da Bionat.

Outra novidade é o lepthure, um bioinseticida à base da bactéria Bacillus thuringiensis cepa S234, também exclusiva da Bionat em parceria com a Embrapa. O produto é indicado para o controle de um complexo de lagartas que atacam as culturas agrícolas e foi disponibilizado ao mercado na safra 2022/23.

Álefe Borges, responsável pela pesquisa e desenvolvimento do Essere Group, afirma que a Bionat busca oferecer soluções biológicas inovadoras e eficientes para os agricultores brasileiros. "Nossa missão é contribuir para uma agricultura mais sustentável e rentável, por meio de produtos à base de bactérias que respeitam o meio ambiente e a saúde humana", diz.

Além disso, informa que para este ano, está previsto o lançamento de um Bionematicida, fruto de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Esalq-USP, também composto por duas cepas exclusivas de bactérias. “O mercado de bionematicidas já superou o de nematicidas químicos, e representa 75% do faturamento do segmento”, comemora.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro