Bio Plugs e Unicamp utilizarão robô no agronegócio

Equipado com um sistema de visão 3D, o cobot GoFa da ABB fará o plantio de mudas de plantas para empresa de Atibaia, em São Paulo

02.02.2023 | 15:49 (UTC -3)
Ana Carolina Saito

A ABB Robótica, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Bio Plugs estão desenvolvendo uma aplicação robótica inovadora para a indústria agro no país. O projeto consiste no uso de uma solução com o robô colaborativo GoFa da multinacional suíço-sueca, equipado com um sistema de visão 3D, para o plantio de mudas de plantas.

A expectativa é que o projeto piloto fique pronto no final de março de 2024. A partir dos resultados, será avaliada a possibilidade de a solução ser aplicada em grande escala, contribuindo para o setor de agronegócio brasileiro superar o desafio de suprir a demanda global por produtos com uma mão de obra cada vez mais escassa.

Segundo as Nações Unidas, atualmente, mais da metade da população mundial já vive em cidades e centros urbanos, e a projeção é que a população urbana continuará aumentando para cerca de 68% até 2050.

“Com isso a indústria agro está com mão de obra cada vez mais reduzida, com o aumento da população saindo do campo para as cidades. Desta forma, as empresas estão com mais dificuldade de encontrar pessoas para trabalhos manuais, e a robótica vem para somar e ajudar na produtividade. Utilizando a robótica colaborativa, a empresa terá o melhor dos dois mundos, onde o robô pode trabalhar ao lado das pessoas, em colaboração, sem necessidade de barreiras de proteção”, afirma Nelson Kumagai, gerente de Robótica da área de General Industries da ABB no Brasil.

A Bio Plugs, empresa de Atibaia (SP) que produz mudas de flores e plantas ornamentais para todo o Brasil, espera ganhar produtividade e escala para acompanhar o crescimento do mercado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o setor de flores, incluindo produção, atacado e varejo, cresce ano a ano e atingiu um faturamento de R$ 10,9 bilhões em 2021, um avanço de 15% em relação ao ano anterior.

Projetado para trabalhar diretamente e continuamente com segurança ao lado de pessoas e por ser fácil de instalar e usar, o GoFa ajuda as empresas a automatizar processos para auxiliar os trabalhadores que têm tarefas repetitivas e ergonomicamente desafiadoras. O primeiro modelo do GoFa foi lançado em fevereiro de 2021, junto com o SWIFTI. As duas famílias integram a linha de cobots da ABB, inaugurada em 2015 pelo YuMi, o primeiro robô realmente colaborativo do mundo.

Os cobots da ABB foram projetados para que os clientes não precisem depender de especialistas em programação próprios. A operação do robô colaborativo pode ser feita poucos minutos após a instalação, de maneira intuitiva, direto da caixa, sem nenhum treinamento especializado. Isso torna mais atrativa a adoção da tecnologia, principalmente, por indústrias com baixos níveis de automação.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro