Brasil exporta 39,2 milhões de sacas de café em 2023
Embarques de canéforas disparam 212% e têm segunda melhor performance da história; China se destaca e sobe para 6º lugar no ranking dos principais destinos
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promove no dia 7 de fevereiro o Workshop Bicudo do Algodoeiro na Bahia - Safra 2023/24, no Centro de Treinamento e Tecnologia da entidade, em Luís Eduardo Magalhães (BA). O encontro será destinado aos cotonicultores, consultores, agrônomos, técnicos e gerentes das fazendas, como forma de ampliar a troca de conhecimento e o debate sobre os níveis de incidência de uma das pragas que mais prejudicam a produtividade e a qualidade da fibra nas lavouras.
Na programação, estão previstas apresentações sobre o cenário de infestação do bicudo durante o vazio sanitário nos núcleos de produção da Bahia, a atualização da legislação fitossanitária e as estratégias de manejo e boas práticas que poderão ser aplicadas para conter o avanço da praga ao longo desta safra. O evento também contemplará uma palestra com o pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Dr. Francisco de Assiz, que vai trazer um panorama sobre as mudanças do clima diante do fenômeno El Niño.
O coordenador do programa Fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, explica que o evento contemplará também demonstrações de boas práticas de manejos para a prevenção e controle do bicudo do algodoeiro. “Teremos os depoimentos dos líderes dos núcleos e dos gerentes das fazendas e as interações dos consultores, que trarão uma interlocução prática do que tem acontecido no campo”, afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura