Bayer CropScience altera executivos em sua diretoria de Negócios e reforça importância da operação brasileira

17.03.2015 | 20:59 (UTC -3)

A Diretoria de Negócios Brasil da Bayer CropScience fará mudanças em sua liderança a partir de 1º de maio. Gerhard Bohne deixa seu posto de diretor de Operações no Brasil para assumir como Head Global de Marketing, dentro da estrutura de Operações Comerciais, na Alemanha. Para seu lugar, a empresa está trazendo de volta ao País, após oito anos no exterior, o executivo Rafael Villarroel, que ocupava desde 2011 a posição de Presidente do Grupo Bayer na América Central e Caribe e responsável pelas Operações de Negócios da Bayer CropScience na mesma região. A mudança reforça o peso dos executivos brasileiros como lideranças globais dentro da multinacional e a atenção que a companhia tem dedicado ao mercado brasileiro dentro de sua estratégia de negócios.

Gerhard Bohne trabalha há 28 anos na Bayer, onde já ocupou posições nas áreas de Regulatório, Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing. Esta não é a primeira vez que o executivo ocupa um cargo na Alemanha. Brasileiro, Gerhard já trabalhou como gerente global de Herbicidas Milho e Soja entre 1995 e 2001. De volta ao Brasil, foi diretor executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing no período de 2001 a 2007, quando passou a ocupar o cargo de diretor de Operações de Negócios Brasil na Bayer CropScience, onde conduziu o direcionamento estratégico de curto, médio e longo prazo para a empresa no segmento de Proteção de Cultivos (defensivos agrícolas).

“Bons produtos e inovações tecnológicas são aspectos importantes para a empresa, mas o que faz a diferença e representa uma vantagem competitiva é a nossa presença no mercado”, afirmou Gerhard. Ele destacou ainda seu papel na formação de novos talentos. “Entendo que uma das minhas missões é desenvolver novos talentos para a Bayer CropScience. Aceitei este desafio na Alemanha porque entendo que desta forma poderei contribuir mais para o futuro da empresa no Brasil”, completou o executivo.

Rafael Villaroel possui mais de 20 anos de experiência no segmento de agronegócios. Na Bayer, Rafael acumulou experiências nas áreas de Supply Chain, Marketing, Estratégia e Finanças. Em 2007 foi trabalhar na matriz da Bayer CropScience, em Monheim, na Alemanha, liderando equipes nas áreas de Excelência Operacional, Marketing e Planejamento Estratégico.

“Por um lado é um prazer enorme voltar ao Brasil após oito anos atuando fora, por outro estou ciente do enorme desafio de manter a empresa com o atual padrão de desempenho”, disse Rafael Villarroel. “Entretanto, o tempo fora do País foi muito importante para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Na Alemanha tive a oportunidade de conhecer a cultura do país berço da empresa, enquanto na América Central e Caribe, percebi o valor da diversidade cultural em equipes de alta performance”, destacou o executivo.

Formação dos executivos

Casado e pai de três filhos, Gerhard Bohne é formado pela Universidade Estadual de Botucatu (UNESP), em Engenharia Agronômica.

Rafael Villarroel é casado, pai de duas meninas, e formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O executivo possui MBA em Marketing pela Dom Cabral/Kellogg Scholl of Management e em Finanças e Administração pela FGV.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro