Bayer continua crescendo no segundo trimestre de 2019

No negócio agrícola, a Bayer gerou vendas de 4,788 bilhões de euros

30.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Bayer

O Bayer Group continuou a crescer no segundo trimestre de 2019. “A Bayer está no caminho certo em seus negócios operacionais”, disse o presidente do Conselho de Administração, Werner Baumann, ao apresentar o relatório financeiro semestral na terça-feira (30/07). "As vendas na Crop Science foram principalmente retidas pelas condições climáticas extremas na América do Norte, enquanto na Pharmaceuticals registramos crescimento encorajador", disse ele. Os negócios também estavam em alta na Divisão de Saúde do Consumidor. 

Baumann confirmou as perspectivas do Grupo para 2019, mas observou que estava se tornando cada vez mais ambicioso. As vendas do Grupo Bayer subiram 0,9% em uma base ajustada de moeda e carteira, para 11,485 bilhões de euros no segundo trimestre. Em uma base informada, as vendas aumentaram em 21,1%. O EBITDA antes de itens especiais aumentou 24,7%, para 2,927 bilhões de euros.

Os efeitos cambiais negativos resultantes principalmente da cobertura diminuíram os ganhos em 59 milhões de euros em comparação com o ano anterior. O EBIT caiu 31,2%, para 926 milhões de euros, após despesas especiais líquidas de 859 milhões de euros (segundo trimestre de 2018: 362 milhões de euros). Os encargos especiais incluíram principalmente perdas por imparidade relacionadas com o desinvestimento acordado da Dr. Scholl’s  e despesas relacionadas com as medidas de reestruturação anunciadas. O lucro líquido caiu 49,1%, para 404 milhões de euros. 

Por outro lado, o lucro por ação das operações contínuas aumentou 5,9%, para 1,62 euro. O fluxo de caixa livre foi de 751 milhões de euros, uma queda de 60,8%. Este declínio significativo deve-se à sazonalidade do recém-adquirido negócio da Crop Science. Desde que a aquisição fechou em junho de 2018, as altas saídas de caixa em abril e maio de 2018 não foram levadas em consideração. A dívida financeira líquida em 30 de junho de 2019 aumentou para 38,808 bilhões de euros, 5,6% a mais que em 31 de março de 2019, devido principalmente ao pagamento de dividendos.

Crop Science impactado por condições climáticas extremas

No negócio agrícola (Crop Science), a Bayer gerou vendas de 4,788 bilhões de euros. Em uma base informada, as
No geral, os negócios da Crop Science no segundo trimestre foram significativamente afetados por condições climáticas extremas. Em particular, inundações e fortes chuvas nos Estados Unidos e seca em grandes partes da Europa e no Canadá tiveram um efeito negativo. 

Disputas comerciais em andamento também pesaram nos negócios. As vendas caíram 3,1% após o ajuste dos efeitos cambiais e de portfólio, com o desenvolvimento do negócio adquirido sendo considerado apenas para o período de 7 de junho a 30 de junho. Essa queda foi principalmente resultado de uma queda considerável nas vendas na América do Norte. 

Ganhos significativos de vendas na América Latina não compensaram esse efeito. Em uma base pro-forma, as vendas de Crop Science diminuíram em um ajuste cambial de 9,9%. Nesse contexto, as vendas são apresentadas como se a aquisição da Monsanto e os desinvestimentos associados já tivessem ocorrido a partir de 1º de janeiro de 2018. Nesta base, os negócios caíram em Semente e Traits de Soja, Herbicidas e Semente & Traits de Milho em particular. Por outro lado, as vendas aumentaram em inseticidas.

O EBITDA antes de itens especiais da Crop Science aumentou 66,9% para 1,075 bilhão de euros. O aumento foi em grande parte atribuível à contribuição de ganhos do negócio adquirido. Os ganhos foram reduzidos pelo declínio nas vendas, a ausência da contribuição dos lucros dos negócios desinvestidos para a Basf, reduções de estoque e um efeito cambial negativo de 26 milhões de euros. 

Em 11 de julho de 2019, processos judiciais de aproximadamente 18.400 demandantes haviam sido cumpridos nos Estados Unidos em conexão com o glifosato de defensivos agrícolas. A Bayer continua acreditando que possui defesas meritórias e pretende se defender em todos esses processos. Paralelamente ao contencioso continuado, a Bayer se engajará no processo de mediação ordenado por um juiz distrital na Califórnia.

Para mais informações, acesse aqui

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro