Pesquisa desenvolve forrageira que fixa nitrogênio no solo
Embrapa e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolvem primeira cultivar de trevo-vermelho brasileira, a URS BRS Mesclador.
A Bayer apresente portfólio durante a Expodireto Cotrijal, entre os dias 2 e 6 de março, em Não-Me-Toque (RS), e um novo modelo digital para apoiá-lo durante toda a sua jornada no manejo da lavoura. Trata-se de uma evolução da proposta da Rede AgroServices para duas novas iniciativas: o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento com o produtor, e a Orbia, a plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplace de fidelidade, commodities e insumos.
Ao comprar produtos Bayer, os clientes poderão acumular pontos na plataforma Orbia e acessar experiências no Impulso Bayer de acordo com a sua classificação, que varia de uma a cinco estrelas. As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como assessoria 100% online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. Todas as experiências do Impulso Bayer têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias disponíveis e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital.
"O novo cenário proposto pela Bayer vai ao encontro da tendência atual, na qual vemos clientes que compram em lojas físicas e virtuais, além de participarem de programas de fidelização", compara Gerhard Bohne, presidente da divisão de agronegócios da Bayer. O produtor passará a acumular pontos dentro do Impulso Bayer, funcionando como um programa de fidelidade, e poderá trocá-los por produtos e serviços na plataforma da Orbia. "A lógica é bastante semelhante ao sistema dos programas de milhagem das companhias aéreas, no qual as pessoas já estão acostumadas a interagir com as duas interfaces com diferentes finalidades. A ideia deste formato é trazer mais benefícios para o agricultor", acrescenta Gerhard.
Já a plataforma Orbia nasce com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor. Esta nova empresa visa criar uma nova proposta de valor para todos os stakeholders que compõem a cadeia tradicional por meio de uma plataforma que combina três soluções distintas.
O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. "O modelo gera valor ao cliente final e aumenta de forma significativa a retenção deste cliente para as empresas aderentes", explica o CEO da Orbia, Ivan Moreno. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% da área plantada do Brasil.
O marketplace de venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando um sistema simplificado, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. Atualmente, cerca de 40 distribuidores de insumos Bayer oferecem produtos desta forma, abrangendo mais de 3 mil municípios. Vale lembrar que a nova ferramenta de compra também permite maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita as políticas de distribuição estabelecidas pela indústria.
Além disso, em breve, a Orbia oferecerá uma ferramenta moderna para a comercialização de commodities de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. O serviço vai permitir a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabilizar que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento.
Segundo o último levantamento da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), apesar do plantio tardio, a expectativa é que a safra gaúcha atinja 35,4 milhões de toneladas de grãos produzidas - entre soja e milho - superando a última recorde da região em 2017.
Por isso, para auxiliar o produtor a atingir cada vez mais produtividade e superar os desafios de cada cultivo - entre clima, pragas, doenças e plantas daninhas -, a Bayer levará à Expodireto Cotrijal seu portfólio completo com soluções integradas voltadas a biotecnologias, híbridos, variedades, portfólio de proteção de cultivos e agricultura digital.
Os visitantes da Expodireto Cotrijal também poderão conhecer um espaço dedicado à apresentação da terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, a Intacta 2 Xtend, com previsão de lançamento comercial no Brasil para a safra 2021/22.
A tecnologia proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), somadas às quatro que já são alvo da atual tecnologia Intacta RR2 PRO. A solução permite um controle mais amplo de plantas daninhas - já que além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a soja com tecnologia Intacta 2 Xtend também será tolerante ao dicamba, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.
Em uma sala especial, simulada como se fosse um silo, e por meio de projeções mapeadas em telões, os produtores farão uma imersão sobre como esta evolução da soja, a Intacta 2 Xtend, aliada ao manejo inteligente, possibilitará o aumento de produtividade das lavouras.
Durante todo o evento a marca também levará palestras abertas ao público que serão realizadas no local, por experts do mercado, com temas como "Identificação de espécies de lagartas", "Tecnologia de aplicação" e "Importância da manutenção de equipamentos".
A Bayer apresentará um espaço dedicado ao fungicida Fox Xpro, recomendado para a prevenção de doenças que causam danos às lavouras de soja, algodão, trigo e, a partir de 2020, com proteção ampliada para a cultura do milho. Neste ambiente, na feira, os visitantes poderão participar de uma ação de realidade virtual, que simula a cabine de um pulverizador, em que é possível entender os benefícios da aplicação do produto.
O Fox Xpro possui três ingredientes ativos - Trifloxistrobina, Protioconazol e Bixafem, a nova carboxamida exclusiva da empresa -, que possibilitam ação tríplice em um complexo de doenças como ferrugem da soja, mancha alvo e mofo branco. A fórmula atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade das plantas. Dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.
Nas 2.829 áreas com experimentação na safra 18/19 o resultado* foi de 80% de vitória com uma média de 3 sacas a mais por hectare. Após a interação, será possível tirar dúvidas com especialistas.
*Resultado obtido na safra 18/19 no comparativo Produto Bayer vs. Padrão do produtor. A Bayer não garante o ganho de produtividade com o uso do produto.
Os produtores também poderão saber mais sobre os benefícios da plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate FieldView, que coleta e processa automaticamente dados de campo, gerando mapas e relatórios em tempo real - tudo acessível por celular, tablet ou computador. Para isso, a Climate FieldView preparou um espaço na Expodireto Cotrijal para que o agricultor tenha uma experiência real dos benefícios e funcionalidades da plataforma. Em alguns ambientes das marcas de sementes, os visitantes poderão saber também como o FieldView é capaz de fornecer informações que contribuem com decisões importantes para os agricultores da região.
No estande, os visitantes poderão interagir com um cubo holográfico, que mostra casos reais de agricultores que utilizam FieldView. Nesta atração, os agricultores podem entender melhor todas as possibilidades e vantagens da ferramenta. No local, há também uma mesa interativa, em que é possível ver como a plataforma auxilia o produtor rural, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra - plantio, pulverização e colheita.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Embrapa e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolvem primeira cultivar de trevo-vermelho brasileira, a URS BRS Mesclador.