Orion apresenta novidades na Agrishow 2024 e se prepara para expansão global
Uma das novidades é o FA 1500 Double Shot, único equipamento no mundo com capacidade para dupla aplicação simultânea
A Bayer apresentou nova ferramenta de recomendação guiada. O desenvolvimento é parte do Pro Carbono, programa brasileiro de carbono focado na agricultura, que apoia produtores rurais na adoção de práticas regenerativas.
A partir do próximo semestre, a ferramenta estará disponível para agricultores e consultores participantes do programa. Utilizando dados coletados em mais de 300 mil amostras de solo e algoritmos de "machine learning" da plataforma Climate FieldView, a ferramenta busca facilitar a construção de planos de manejo eficazes para o sequestro de carbono no solo e a redução de emissões de CO2. Além de melhorar a saúde do solo e a produtividade, a ferramenta impulsiona a biodiversidade ao promover a diversificação de plantas e microbiota.
Os usuários da ferramenta poderão visualizar três cenários diferentes para seus planos de manejo, cada um com uma projeção de custo médio para implementação ao longo dos próximos quatro anos. As recomendações abrangem desde intervenções conservacionistas até a redução da pegada ambiental, com opções que variam do básico ao avançado.
A solução será integrada à plataforma Conecta Pro Carbono, que centraliza informações sobre produção de grãos e áreas produtivas, oferecendo qualidade de dados, transparência e rastreabilidade. No final do processo, produtores e consultores terão acesso a resumos dos planos de manejo e guias técnicos para implementação das práticas sugeridas.
A Bayer também colaborou com as empresas Raix e AG Croppers para desenvolver um portfólio exclusivo de plantas de cobertura Pro Carbono, disponível para compra com condições comerciais especiais para os participantes do programa.
Fabio Passos (na foto à esq.), líder do negócio de carbono da Bayer para a América Latina, enfatiza que a ferramenta não apenas beneficia os agricultores com diretrizes claras e precisas, mas também projeta cenários futuros mais seguros e auxilia na redução da pegada de carbono na comercialização de grãos.
"A ferramenta fornecerá uma visão mais gerencial das propriedades e apoiará os consultores e agricultores a partir do próximo semestre", afirma Passos. Ele ressalta o objetivo de unificar dados, gerar credibilidade e escalar conhecimento científico, destacando o impacto positivo que a iniciativa terá na indústria agrícola como um todo.
O produtor poderá personalizar sua estratégia de recomendação, tendo múltiplas alternativas à disposição: para o sequestro de carbono a ferramenta entregará o custo, potencial de sequestro, quantidade de espécies diferentes plantadas, dias de solo descoberto, intensidade de rotação, diversidade de rotação e persistência de palhada. Já para a emissão, a ferramenta trará fatores como aumento de produtividade, substituição de fertilizantes, não revolvimento do solo e aplicação em taxa variável em vez de fixa.
Por fim, a ferramenta terá, no total em suas recomendações, 6 mixes de cobertura disponíveis com 17 variedades distintas, alinhados às necessidades de diferentes biomas do país e produzidos em parceria com a Raix e a AgCroppers. Os insumos poderão ser resgatados pelos produtores rurais por meio da Orbia, marketplace da companhia, com condição comercial exclusiva por serem participantes do PRO Carbono.
Para garantir uma abrangência ampla, 3 mixes de cobertura serão voltados para a região subtropical e 3 para a região tropical. Entre as espécies contempladas estão braquiária, crotolária, milheto, trigo mourisco, aveia branca, nabo pivotante japonês e ervilha forrageira.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura