Dia de Campo sobre o controle de Carrapato será quarta-feira
A 22ª Feira Estadual de Comércio da Batata-Doce, a Fecobat, entre os dias 7 e 11 de julho, em São Vicente do Sul (RS), deverá atrair aproximadamente 40 mil pessoas, entre visitantes e expositores de todo o Estado e de outras regiões do País, com 200 espaços para negócios e fomento da indústria, comércio, agricultura, artesanato e turismo em torno da cultura.
A Feira será realizada no Pavilhão de Eventos Municipais, localizado na Rua Carapé, esquina Rua João Manoel, com abertura oficial prevista para o dia 9 de julho, às 19h30min, com a presença do gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Valmir Netto Wegner, dentre outras autoridades do setor.
No evento, a Emater/RS-Ascar organiza a comercialização no Pavilhão da Batata-doce, com produtos in natura e batatas-doces assadas em fornos de barro. “Com a perspectiva de desenvolvimento da cultura, também estamos desenvolvendo com a Embrapa Clima Temperado e a Associação de Produtores de Batata-doce de São Vicente do Sul (Aprobat), um trabalho de pesquisa do cultivo de cinco variedades de batata-doce”, antecipa o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Crescêncio Olegário Medeiros. “Mas os resultados somente deverão ser divulgados na próxima safra”, diz o extensionista. Durante o evento, serão realizadas degustações de receita culinária Cristais de Batata-doce, da Aprobat, associação que reúne 26 produtores.
Em São Vicente do Sul, 466 famílias de agricultores dedicam-se ao cultivo de batata-doce numa área de aproximadamente 50 hectares, com a produção destinada à venda e ao consumo na propriedade. A produtividade alcança cerca de 15 toneladas por hectare, das variedades Da Costa, Catarina, Abóbora, Americana ou Brazlandia Roxa, Roxa Carioca ou Beterraba. “As culturas do arroz, soja e pecuária de corte são a base econômica do município, mas, apesar da reduzida área de cultivo, a cultura da batata-doce é reconhecida pela qualidade e sabor, com solo e clima propícios ao cultivo”, explica Crescêncio.
A Fecobat é promovida pela Prefeitura Municipal de São Vicente do Sul, através da Secretaria Municipal da Indústria Comércio e Turismo, com o apoio do Governo do Estado, Emater-RS/Ascar, Secretaria Municipal de Obras, Instituto Federal Farroupilha (IFF Campus São Vicente do Sul), Câmara Municipal de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e de Serviços de São Vicente do Sul e Sacks Sonorizações. O evento é patrocinado pelo Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi.
A participação na Fecobat, em São Vicente do Sul, está alinhada à Frente Programática Oportunidades do Agronegócio, da Emater/RS-Ascar, e tem por objetivo potencializar a atividade agrícola para manter o Estado do Rio Grande do Sul em destaque no comércio mundial de produtos agropecuários.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Escritório Regional de Santa Maria
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura