BASF lança sistema de manejo para cafeicultura durante a Expocafé

13.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

A Unidade de Produção de Cultivos da BASF lança durante a Expocafé 2011 o Sistema AgCelence Café. O modelo de manejo desenvolvido pela empresa no Brasil ajuda a assegurar a produtividade e qualidade do produto agrícola. “O País cultiva mais de dois milhões de hectares de café segundo dados da Conab. Isso demonstra a importância do cultivo para o Brasil. A nossa proposta é auxiliar o cafeicultor a aumentar ainda mais a produtividade, atingindo níveis máximos de excelência na agricultura”, projeta o gerente de Cultivo Café da BASF, Daniel Andrade Vieira.

O Sistema AgCelence Café auxilia na proteção do cafeeiro de colheita a colheita, proporcionando melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia, consequentemente, aumentando a produtividade e a qualidade dos frutos. Os procedimentos do Sistema AgCelence Café têm início logo após a colheita dos frutos, quando aparecerem os primeiros sinais da doença, com aplicação do fungicida Cantus que ajuda a garantir a proteção das folhas e ramos. Já nos períodos de pré e pós-florada são utilizados os fungicidas Cantus e Comet. Nesta fase, a proteção é importante para aumentar a proteção das flores e pegamento frutos. A última etapa é a proteção dos frutos e folhas utlizando o consagrado fungicida Opera que proporcionará, além do controle fitossanitário, uniformidade na maturação dos frutos, ou seja, maior quantidade de grãos cereja.

“Os resultados mostram que se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de cerca de 10% na produtividade”, relata o gerente de Cultivo Café da BASF, Daniel Andrade Vieira. A eficácia do Sistema AgCelence Café foi comprovada por meio de estudos realizados em mais de 60 áreas. As pesquisas comprovam que a combinação de folhas e ramos protegidos, bom pegamento de frutos e uniformidade na maturação acarretam em maior rendimento de grãos. Além de auxiliar no aumento da produção, a aplicação sequencial dos fungicidas Cantus, Comet e Opera contribui para melhorar a qualidade do café.

Os técnicos da BASF estarão presentes no estande da BASF durante a Expocafé para explicar aos produtores os procedimentos do Sistema AgCelence Café. A equipe também estará à disposição para mostrar a eficácia e funcionalidade do Digilab. O serviço auxilia o agricultor a ter um diagnóstico rápido e preciso de pragas e doenças. Por meio de um microscópio digital é possível capturar a imagem com aumento de até 200 vezes. Após a coleta da imagem utiliza-se uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consulta e comparação das imagens capturadas e a ferramenta conta também com o suporte técnico de pesquisadores que fazem parte da comunidade Top Ciência por meio de chats e fóruns de discussão.

A cidade de Três Pontas (MG) sediará a Expocafé 2011. O Estado mineiro se destaca por ser o maior produtor de café seguido por Espírito Santo e São Paulo. A feira é considerada o maior evento de cafeicultura da América Latina e é realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (EPAMIG). Os participantes expõem seus produtos, novidades em máquinas e implementos voltados à cultura do café, desde o plantio até a colheita.

EXPOCAFÉ 2011

Fazenda Experimental da EPAMIG - Rodovia MG 167, no município de Três Pontas (MG).

de 14 a 17 de junho

8h às 18h

Arquivo Grupo Cultivar

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025