BASF lança linha de bioadjuvantes para potencializar pesticidas biológicos

Os bioadjuvantes maximizam a eficiência ou modificam determinadas propriedades das soluções biológicas, facilitando sua aplicação e minimizando os fatores externos que podem comprometer seu desempenho

20.05.2024 | 11:03 (UTC -3)

A BASF informou sobre sua nova linha de bioadjuvantes, Agnique BioHance, destinada a aumentar a eficácia dos pesticidas biológicos, componentes fundamentais para a agricultura moderna. Esses produtos prometem não só aumentar a produtividade das culturas, mas também promover a sustentabilidade ambiental. Desenvolvidos com ingredientes ativos naturais, os biodefensivos controlam pragas e doenças agrícolas utilizando extratos vegetais, inimigos naturais e microrganismos como fungos e bactérias.

“Os adjuvantes são compostos químicos seguros para serem aplicados com os agentes biológicos e que vão melhorar a ação dos defensivos e biodefensivos, apoiando uma agricultura mais sustentável, produtiva e ecologicamente responsável”, explica André Karadi (na foto), responsável pelos adjuvantes destinados à aplicação no campo da BASF para a América do Sul.

Os bioadjuvantes maximizam a eficiência ou modificam determinadas propriedades das soluções biológicas, facilitando sua aplicação e minimizando os fatores externos que podem comprometer seu desempenho. Esses fatores incluem a contaminação por organismos patogênicos, crescimento microbiano natural, variação de nutrientes, interferência da umidade, degradação causada pela radiação solar e a forma de deposição do produto quando aplicado nas culturas. Conforme comunicado da BASF, as soluções da linha Agnique BioHance têm origem biológica ou vegetal, são biodegradáveis, podem ser rotuladas e contribuem efetivamente para a sustentabilidade.

A empresa ainda informou que os bioadjuvantes Agnique BioHance demonstraram eficácia significativa em ensaios contra patógenos como míldio, oídio, crosta, mofo branco, molde cinza, manchas das folhas, ferrugem, mancha bacteriana e requeima tardia. A utilização de uma concentração entre 0,5 a 1,0% do Agnique BioHance nos biológicos permite alcançar resultados similares, e em alguns casos superiores, aos obtidos com defensivos químicos tradicionais. Exemplos incluem o Agnique BioHance 100, eficaz no controle da ferrugem do milho doce, e o Agnique BioHance 200, que controla o mofo cinza em morangos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro