Controle químico da lagarta falsa-medideira
Apesar da aparente tranquilidade no controle de lagartas, a falsa-medideira ocorre em aproximadamente 30% da área da soja brasileira e seu controle é caro e difícil.
O Brasil conheceu nesta terça-feira, os sojicultores que deixaram o legado de altos rendimentos na safra 2019/20 no Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).
Acompanhando o avô e o pai desde pequeno no campo, o campeão nacional de produtividade leva o legado da sua família que é apaixonada pela agricultura. Laercio Della Vechia é do município de Mangueirinha (PR) e sua área inscrita no CESB alcançou uma produtividade de 118,82 sacas por hectare.
“Há 5 anos eu participo do Desafio a convite da Basf, empresa que foi sempre minha grande incentivadora trazendo a proposta e mostrando que eu era capaz de alcançar altas produtividades utilizando soluções corretas e eficientes na hora exata”, comemora o agricultor Laercio Della Vechia, campeão nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja 2020.
Este ano, além do vencedor nacional, a Basf esteve ao lado de quatro campeões das cinco categorias existentes no prêmio.
“Para a BASF é uma satisfação ser parceira dos agricultores que acreditam na importância de um manejo eficiente para o alcance de altas produtividades. A inovação está no DNA da empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras com o objetivo de contribuir para o legado dos agricultores brasileiros”, comenta Eduardo Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF no Brasil.
Os fungicidas Orkestra SC, Ativum e Versatilis foram importantes no manejo feito pelos agricultores campeões de produtividade. O tratamento de sementes com Standak Top é mais uma solução que protege todo potencial genético das sementes de soja fazendo com que atinjam altas produtividades. Além de contar com um amplo portfólio de inseticidas e herbicidas para o manejo eficiente de plantas daninhas e importantes pragas.
Durante o evento também foi apresentado o resultado de um estudo desenvolvido pela Fundação Espaço Eco. O estudo tem o objetivo de mensurar o impacto ambiental e econômico de produtores de soja que participam do Desafio de Máxima Produtividade do CESB 2020, para, a partir disso, e de forma experimental, consolidar a Análise de Ecoeficiência como um novo indicador ambiental a ser analisado nas próximas edições do Desafio.
“A metodologia de mensuração de Ecoeficiência considera todos os aspectos ambientais dos insumos e recursos utilizados para produção (diesel, defensivos, fertilizantes etc.), além das emissões que ocorrem no campo durante a atividade agrícola. É uma importante ferramenta para a gestão dos recursos e, por consequência, no aumento de produtividade”, explica Rodolfo Viana, Diretor-Presidente da Fundação Espaço Eco.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura