BASF apresenta tecnologia para aumento da produtividade da soja na Expodireto

11.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF leva à Expodireto Cotrijal tecnologias que garantem o manejo fitossanitário da cultura da soja e, consequentemente, auxiliam no aumento da produtividade. Além das tradicionais áreas demonstrativas instaladas em dias de campo, a empresa convida o sojicultor gaúcho a vivenciar os benefícios do Sistema AgCelence Soja Produtividade Top de forma diferenciada, através da tecnologia 4D. Com duração de cerca de três minutos, o filme em 4D utiliza imagens, sons, aromas e movimentos. As cadeiras da sala de cinema estão sincronizadas com o vídeo. Além das sensações de movimento, o filme também explora o olfato por meio do cheiro de orvalho.

 

O Sistema AgCelence Soja Produtividade Top apresenta características únicas para o manejo fitossanitário da cultura de soja. Além do melhor controle fitossanitário, o programa de manejo com os produtos inseticida e fungicida Standak Top, e os fungicidas Comet e Opera, aplicados sequencialmente, proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. Os estudos realizados no campo foram conclusivos. Se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de até 5% na produtividade. Algo em torno de três sacas de soja a mais por hectare.

 

Durante a Expodireto, a BASF também fará o pré-lançamento do produto fungicida Opera Ultra. O novo defensivo é destinado ao manejo das doenças das culturas de soja e trigo, sendo também uma nova opção para o manejo das doenças do algodão, amendoim e feijão. Além das características do consagrado Opera, esta nova versão tem maior velocidade de ação, sem diferenciação na dose e na aplicação além da recomendaçào de controle da giberela na cultura do trigo, doença que prejudica a cultura na fase final de desenvolvimento, mantendo as boas caracteristicas do grão para comercialização. Opera Ultra também será integrado ao Sistema AgCelence Soja Produtividade Top.

 

A BASF inova ao levar para a Expodireto Cotrijal um estande sobre rodas, de 24 metros de comprimento, que conta com uma sala de cinema, salas vip e o espaço Digilab. Este último é um serviço que auxilia o agricultor na identificação rapida e eficaz dos sintomas das principais doenças em diferentes culturas, por meio de um microscópio digital que captura a imagem, aumentando-a em até 200 vezes. A ferramenta utiliza uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consulta e comparação das imagens capturadas, além de contar com o suporte técnico de pesquisadores que fazem parte da comunidade Top Ciência por meio de chats e fóruns de discussão.

 

O gerente de Vendas da BASF Regional Passo Fundo, Cleber Castro, acrescenta que o serviço Digilab auxilia os produtores na busca da excelência na lavoura. “Os agricultores de Não-Me-Toque e região podem conhecer a ferramenta da BASF, que possibilita um diagnóstico rápido e preciso de pragas e doenças. Os técnicos da Companhia estarão à disposição dos produtores para explicar o funcionamento de nossos produtos e serviços”, completa Castro.

 

Milho – O fungicida Abacus HC é outro produto com pré-lançamento durante a Expodireto. O fungicida foi desenvolvido visando auxiliar o agricultor quanto às necessidades das lavouras de milho – que por vezes, é acometida por doenças foliares – e das espigas, induzidas por fungos que podem reduzir consideravelmente seu rendimento. O Abacus HC apresenta-se eficiente no controle da ferrugem (Puccinia sorghi e Puccinia polysora) e mancha-de-phaeosphaeria (Phaeosphaeria-maydis), doenças que atacam a cultura. A dose recomendada é menor (0,25 lt/ha), se comparada com a de outros fungicidas presentes no mercado. Dessa forma, reduzimos o descarte de embalagens vazias, ajustando melhor às demandas específicas da cultura do milho promovendo mais rentabilidade ao produtor.

 

A Expodireto Cotrijal será realizada entre os dias 14 e 18 de março, em Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul. A expectativa é que a 12ª. edição do evento supere os números da edição de 2010, que teve a comercialização de R$ 512 milhões, 168 mil visitantes e 328 expositores, além da participação de 50 países. “A Cotrijal [Cooperativa Tríticola de Não-Me-Toque], ao longo dos últimos anos, trilhou um caminho formidável para posicionar a Expodireto como referência em vitrine tecnológica para a agricultura brasileira. Além disso, os organizadores expandiram as fronteiras geográficas e hoje a feira já tem status de evento internacional”, elogia o gerente de Negócios Sul da BASF, Clairton Lima.

 

Érica Brito

(11) 2898-7498

XPress Comunicação

erica.brito@xcomunicacao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025