BASF apresenta suportes de barramento com poliuretano termoplástico recém-desenvolvido

A sobremoldagem de poliuretano termoplástico recentemente desenvolvida para barramentos é mais resistente ao ciclo térmico devido à expansão linear térmica otimizada

05.05.2022 | 09:21 (UTC -3)
Max Kron
Suportes de barramento feitos de Elastollan
Suportes de barramento feitos de Elastollan

A transformação do carro de motor a combustão para elétrico está progredindo. Sistemas de bateria altamente eficientes são a chave para o sucesso da eletromobilidade, pois a energia é transmitida dos componentes de carregamento para a bateria e daí para o motor elétrico. Isso é feito por barramentos de metal. As sobremoldagens de plástico garantem o isolamento elétrico dos barramentos e, assim, a distribuição segura das correntes de alta tensão.

Expansão linear térmica otimizada

A BASF está expandindo seu portfólio com um poliuretano termoplástico (TPU) recém-desenvolvido de sua linha de produtos Elastollan para esses suportes de barramento. Comparado aos plásticos de engenharia padrão, o Elastollan R 2600 FHF se destaca particularmente devido à expansão linear térmica otimizada. Seu coeficiente de expansão térmica linear é próximo ao cobre e materiais condutores comparáveis. Isso reduz o risco de rachaduras que ocorrem durante as mudanças de temperatura, o que aumenta o padrão de segurança. Além disso, o Elastollan é um retardante de chama sem halogênio, alcançando a classificação UL94 V-0.

Além do aspecto principal da expansão linear térmica, o TPU também tem três vantagens convincentes em comparação com materiais como sulfeto de polifenileno (PPS). Pode ser processado em temperaturas mais baixas, tem menor densidade e, devido à sua cor branca, pode ser facilmente colorido mesmo com pigmentos brilhantes.

Simulação

Além disso, a BASF é capaz de simular o projeto de suportes de barramento. "Como vários outros grades Elastollan, o novo Elastollan pode ser simulado por nossa ferramenta Ultrasim. Usamos essa ferramenta para apoiar nossos clientes no projeto de componentes. Como resultado, as etapas de produção podem ser salvas e todo o potencial do material pode ser utilizado", explica o Dr. Thomas Bayerl, Gerente de Marketing do Segmento E&E da divisão de Materiais de Desempenho da BASF.

Devido à sua processabilidade mecânica, os suportes de barramento feitos de Elastollan contribuem para a capacidade de produção em massa de carros elétricos e formam uma peça importante no mosaico da mobilidade futura.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024