BASF apresenta novidades em alimentos e nutrição na turnê global “We create chemistry”

13.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O tour global We create chemistry (Nós transformamos a química), que reforça a nova estratégia da BASF, apresentará as últimas inovações da empresa para solucionar desafios globais relacionados a recursos naturais, meio-ambiente e clima; alimentos e nutrição; e qualidade de vida. A edição sulamericana do Marketplace of Inovations ocorrerá em São Paulo, entre os dias 13 e 16 de agosto.

No evento global, a BASF traz soluções químicas que atendem às necessidades atuais e futuras da sociedade como ativos que aumentam a performance da produção agrícola, excipientes farmacêuticos que aumentem a solubilidade dos medicamentos e uma tecnologia floculante que permite água limpa para todos.

Mais produtividade, qualidade de comercialização, eficiência em produção e tolerância ao estresse. A BASF fornece os meios aos agricultores para que obtenham melhor performance, permitindo a sustentabilidade na produção agrícola com sistemas inovadores. Os produtos AgCelence® incentivam o crescimento e a capacidade das plantas de superar as condições de estresse com mais eficiência. Com plantas mais fortes, haverá menos consumo de combustíveis e emissões reduzidas no momento da colheita.

Para dar mais flexibilidade aos clientes na produção de medicamentos, a BASF desenvolveu Kollicoat e Soluplus, excipientes farmacêuticos capazes de obter uma enorme variedade de tons com apenas algumas cores básicas. Com uma cor customizada, a identificação do medicamento torna-se mais fácil, atraente e segura.

- Soluplus é a inovação da BASF responsável por aumentar a solubilidade dos medicamentos.

- Kollicoat IR permite alcançar soluções de polímeros altamente concentrados e, portanto, reduz o consumo de água e energia durante a fase de processamento.

Recentemente, a BASF desenvolveu Natugrain TS, uma combinação de enzimas (glucanase e xilanase), que permite às aves e aos suínos extraírem mais de sua ração à base de vegetais. Natugrain TS separa os componentes de difícil digestão para que os animais possam extrair sua energia e nutrientes. Os benefícios são claros: menos ração necessária para produzir a mesma quantidade de carne e ovos. Natugrain TS apresenta impactos positivos no bem-estar dos animais e é estável no calor. Os produtores de rações podem usá-lo em alta temperatura sem perdas significativas da atividade da enzima.

Para a BASF, inovação significa muito mais do que descobrir novas moléculas com desempenho superior. Significa identificar, entender e prever as necessidades dos consumidores. As propriedades únicas dos superabsorventes HySorb possibilitam a produção de fraldas ultrafinas, atendendo às necessidades de mais conforto dos consumidores.

- Lutropur MSA é um ácido menos corrosivo destinado a produtos para o cuidado do lar com fatores de menor dosagem e menor impacto ambiental.

- Emoliente Cetiol RLF, derivado de matérias-primas renováveis, atende o consumidor que busca produtos para o cuidado da pele sensível e produtos de origem natural.

- Os filtros UV Tinosorb M, Tinosorb S e Uvinul A Plus permitem uma proteção a mais dos raios UVA, satisfazendo à demanda por proteção contra queimaduras e danos crônicos à pele.

A tecnologia Floculante Zetag da BASF foi projetada para oferecer ótimos resultados em diversas condições nos processos de tratamento de água. À base de floculantes com poliacrilamida catiônica, já usados há décadas no processo de tratamento de efluentes, o Zetag permite otimizar os biossólidos, reduzindo a energia necessária para o transporte e a destinação em aterro. Além disso, se a massa estiver seca o suficiente, pode ser incinerada como combustível para gerar energia, otimizando os processos dos clientes.

Cada 1% de água retirada do esgoto resulta em 5% de custos reduzidos com transporte e emissões de CO² significativamente menores. Com Zetag, a lama pode ser separada da água residual e esta pode, em seguida, retornar à rede de abastecimento geral. Com Zetag, a lama é condicionada para melhorar o processo de separação resultando na redução geral de energia.

Para atingir os níveis desejados de produtividade agrícola, é preciso reduzir o impacto de fatores ambientais como, por exemplo, a estiagem, que pode levar ao plantio insuficiente de culturas ou a colheitas deficientes.Ao introduzirem sequências de genes selecionados, os cientistas podem melhorar as lavouras. Os pesquisadores inseriram com sucesso um gene chamado cspB – originalmente da bactéria Bacillus subtilis – no genoma de plantas de milho. O gene reduz o impacto do estresse da estiagem na produtividade da lavoura. A BASF desenvolve o milho tolerante à estiagem em colaboração com a Monsanto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro