BASF apresenta novas tecnologias durante a 6ª Parecis SuperAgro

11.04.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Conhecer novos produtos, explorar novas tecnologias, encontrar oportunidade de negócios, estes são os objetivos da BASF para a próxima edição da Parecis SuperAgro a ser realizada entre os dias 15 e 18 de abril. Em sua 6ª edição, a feira promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Novo dos Parecis é um dos principais eventos de agronegócio realizado no Norte Mato-grossense.

Contando com a participação de diversas empresas e o apoio de entidades do setor, a Parecis SuperAgro pretende manter o sucesso das edições anteriores exibindo uma vitrine de produtos, tecnologias e soluções que visam uma agricultura mais produtiva e sustentável. A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF estará entre os expositores e levará novidades tanto em relação a produtos, como também em serviços: o herbicida multicultura Heat e o serviço AgroDetecta, que auxilia o agricultor na tomada de decisões.

Utilizado no controle das principais ervas daninhas de folhas largas de dificil manejo em diversas culturas o herbicida Heat possui características únicas agindo de maneira rápida e eficaz. O produto é utilizado na dessecação de plantas daninhas para plantio das principais culturas como soja, arroz, milho, trigo e algodão, além do manejo de plantas daninhas em pós-emergência nas culturas do arroz irrigado, cana-de-açúcar, e na dessecação pré-colheita para as culturas da batata e do feijão.

O coordenador de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF da Reginal de Tangará da Serra/MT, Thiago Fraga, reforça que o novo produto beneficia o agricultor, devido a velocidade com a qual atua. “Na maioria das situações o agricultor pode plantar sua lavoura logo após a aplicação do produto e isso acaba gerando um ganho operacional. Além disso, ele age de maneira muito eficiente e antecipada no controle das principais ervas de folhas largas como corda-de-viola, trapoeraba, picão preto, erva de touro, erva quente, apaga fogo,buva, entre outras”.

Já a outra novidade, o AgroDetecta, oferece informações ao produtor rural indicando os melhores momentos para realizar as pulverizações visando o controle de diversas doenças, em culturas variadas. O serviço segue o conceito de agricultura de precisão atuando via monitoramento agrometeorológico, que é realizado por uma rede de estações meteorológicas, em que os dados capturados são interpretados por meio de modelos matemáticos de previsão de ocorrência de doenças.

“O AgroDetecta permite que o produtor saiba com uma antecedência de até dez dias sobre a possível incidência de doenças. Dessa forma, pode se preparar melhor e assim evitar os problemas em relação às perdas nas lavouras em razão da ocorrência de alguma doença, ou seja, otimiza o trabalho e aumenta a rentabilidade”, afirma Fraga.

Os agricultores também terão a oportunidade de conhecer outras soluções do portfólio da BASF. O já consagrado Sistema AgCelence Soja Produtividade Top também será apresentado. Estudos comprovaram que, caso todos os procedimentos deste modelo exclusivo de manejo sejam seguidos corretamente, pode haver um aumento de até 10% em produtividade. Neste sistema são utilizados de forma integrada os produtos Standak Top, Comet e Opera.

Também estará disponível o serviço Digilab, que já é conhecido pelo agricultor e agora se apresenta na versão para tablet, unindo a mobilidade do aparelho com o conteúdo do Digilab 2.0, o que o torna mais completo e assertivo. O serviço auxilia na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, com o auxílio de um microscópio digital para capturar a imagem e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consultar e comparar as imagens capturadas.

A versão do serviço para tablet une a mobilidade do aparelho com o conteúdo do Digilab 2.0, o que a torna mais completa e assertiva. Com o uso da lupa de até 200 vezes de aumento via wireless (sem fio), os usuários terão uma versão com número superior de imagens no banco de dados, maior conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da BASF e, consequentemente, mais mobilidade em seus diagnósticos quando comparado ao Digilab tradicional, agilizando o trabalho de assistência técnica no campo.

Por fim, focado na cultura do milho a empresa também destaca o fungicida Abacus HC, desenvolvido especialmente para a cultura, que apresenta alta eficiência no controle das ferrugens (Puccinia sorghi e Puccinia polysora) e da mancha de phaeosphaeria (Phaeosphaeria-maydis).

Em sua última edição, a Parecis SuperAgro reuniu mais de 8 mil pessoas e teve um aumento de 10% nos negócios realizados totalizando 44 milhões de reais em venda. Para esta edição a coordenação do evento espera superar estes números e colaborar para difundir novas tecnologias, fomentar negócios e consequentemente contribuir para a geração de empregos e renda não só no estado de Mato Grosso, mas em todo o País.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro