BASF apresenta novas soluções para o cultivo da maçã

25.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF realizou no dia 21 de julho, o Workshop AgCelence Maçã. Durante as programações, com foco na cultura, a empresa apresentou aos principais atores da cadeia produtiva os benefícios dos produtos biológicos Cetro e Serenade. Esses lançamentos integram os sistemas de manejo propostos pela BASF e têm papel importante nas estratégias de programas inteligentes para controle de pragas e doenças. “Nosso objetivo, com os dois novos lançamentos no mercado, é fornecer alternativas viáveis que colaborem para agregar valor ao produto agrícola, especialmente a maçã”, completa o gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugênio Vieira.

Cetro é um feromônio sintético, com tecnologia desenvolvida pela BASF, para o controle populacional da Mariposa Oriental ou Broca-dos-ponteiros (Grapholita molesta). O produto age causando desorientação ou confusão sexual dos machos, interrompendo o seu ciclo e evitando a reprodução da praga por não haver a realização da cópula. Indicado para a cultura da maçã, o produto não estimula a resistência da praga, é de fácil aplicação e não causa efeitos negativos aos inimigos naturais. Outra vantagem é que o produto ajuda a proporcionar uma colheita de frutos sadios, que atendem às normas de tolerância de exportação.

Já o biofungicida Serenade é fruto de uma parceria entre a BASF e a AgraQuest. Seu princípio ativo, a bactéria gran-positiva Bacillus subtilis, é um agente biológico não patogênico e comum no meio ambiente. O Serenade tem como característica principal inibir o desenvolvimento de outros agentes biológicos nocivos às plantas e presentes na natureza. Indicado para o manejo de resistência de fungos e possibilitando flexibilidade de aplicação em intervalos mais curtos de pré-colheita e de reentrada no campo, Serenade apresenta-se eficaz no controle de importantes doenças e consequentemente, ajuda a proporcionar produtividade e qualidade das lavouras, além do melhor gerenciamento dos limites máximos de resíduos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025