BASF anuncia listagem da área agrícola na Bolsa de Frankfurt

Divisão de Soluções para Agricultura passará a operar de forma independente a partir de 2026

11.11.2025 | 14:16 (UTC -3)
Ligia Cerdeira, edição Revista Cultivar

A BASF anunciou que escolheu a Bolsa de Frankfurt como local de listagem para o futuro negócio independente de Soluções para a Agricultura, que passará a operar como uma empresa europeia (Societas Europaea, SE). A oferta pública inicial (IPO) representa um passo importante na estratégia global da companhia, chamada “Winning Ways”, e marca a criação de uma empresa agrícola pura, com foco total em inovação, crescimento sustentável e geração de valor.

De acordo com a BASF, o novo modelo permitirá maior autonomia e eficiência, mantendo a multinacional como acionista majoritária. “A listagem planejada do nosso negócio de Soluções para Agricultura marcará o próximo passo decisivo para desbloquear valor adicional para os acionistas”, afirmou Markus Kamieth, presidente do Conselho de Administração da BASF SE.

A partir de 1º de maio de 2026, um novo Conselho de Administração assumirá a liderança da empresa independente, que contará com quatro membros:

  • Livio Tedeschi (54) – atual presidente da BASF Soluções para Agricultura, será o chefe do Conselho de Administração e também integrará o Conselho Executivo da BASF SE.
  • Sascha Bibert (50) – vindo da Vallourec SA, será responsável pela área de Finanças.
  • Maximilian Becker (39) – atual vice-presidente sênior de Vegetable Seeds, responderá pelos Negócios.
  • Melanie Bausen-Wiens (50) – vice-presidente sênior de Assuntos Regulatórios, Stewardship e Public Affairs, será responsável pela área de Tecnologia.
Livio Tedeschi, BASF
Livio Tedeschi, BASF

Segundo Tedeschi (na foto), a nova estrutura reforça o compromisso da BASF com o futuro da agricultura. “Estamos em uma posição única para atender às necessidades em evolução dos agricultores e criar sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes”, destacou.

O processo de separação do negócio agrícola da BASF já está em andamento, com a criação de entidades legais próprias e um sistema de gestão ERP dedicado. A transição foi concluída na América do Norte e deve ser finalizada nas demais regiões até o início de 2027.

Com atuação consolidada em proteção de cultivos, sementes, biotecnologia, agricultura digital e sustentabilidade, a BASF Soluções para Agricultura seguirá investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de se posicionar entre os três principais players globais em sementes e biotecnologia, além de expandir modelos de negócios digitais e sustentáveis.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp