Agristar colhe resultados positivos da participação na Hortitec 2010
O RS passa a contar com uma base cartográfica contínua digitalizada, escala 1:50.000. O lançamento do DVD, que contêm as informações com os arquivos vetoriais, ocorreu em Porto Alegre. O evento contou com a participação do vice-reitor da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann, da diretora do Centro de Ecologia da Universidade, Maria Tereza Rodriguez, do diretor do Instituto de Biociência, João Ito Bergonci, além de apoiadores do projeto, como a Emater/RS-Ascar, professor e estudantes.
Na ocasião, foram apresentadas a metodologia utilizada na estruturação dos dados e as características dos arquivos vetoriais. O material será distribuído através da livraria virtual da Ufrgs (
) e será acompanhado de um livreto com as características técnicas dos dados.
Para o vice-reitor, Rui Vicente Oppermann, o projeto reforça o papel da Universidade. “Temos que democratizar os resultado com a sociedade para melhorarmos a qualidade de vida de todos”, enfatizou Oppermann.
Segundo o professor Heinrich Hasenack, da UFRGS, um dos idealizadores do projeto, esta base cartográfica, organizada de forma única em meio digital, tem entre outros objetivos o de evitar o retrabalho. “Esse DVD é fruto de um prolongado e persistente esforço de várias instituições públicas e privadas. Servirá como pano de fundo comum para que cada setor da sociedade desenvolva as suas necessidades”, comentou Hasenack.
Durante aproximadamente 10 anos, várias instituições e 67 pessoas, incluindo professores, pesquisadores, técnicos e estudantes, estiveram envolvidas direta ou indiretamente com a estruturação da base cartográfica vetorial contínua para todo o Estado. Foram digitalizadas 462 folhas impressas em escala 1:50.000.
A Emater/RS-Ascar poderá utilizar as informações da base cartográfica em diferentes ações, programas e projetos desenvolvidos pela extensão rural oficial do Estado. Entre eles os de Crédito Rural, Irrigação, Agroindústria, Rastreabilidade e Revitalização dos Recursos Naturais, os quais terão suas informações integradas em um Sistema de Informações Único. A Frente Programática Geoprocessamento implementada pela Instituição, articulada com o Programa Estruturante Terra Grande do Sul do Governo do Estado, também será beneficiada por esta base cartográfica.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Estagiárias Aline Menuzzi e Joana Pretto Cavinatto
www.emater.tche.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura