Equipalcool em parceria com o CAPE integram pessoas com deficiência em todos os setores da empresa
Esperado há 40 anos pelos produtores de arroz de Cachoeira do Sul, o vertedouro da Barragem do Capané começou a ganhar forma nesta terça-feira (14). O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, assinou contrato com a empresa Britadeira Farroupilha, que irá executar as obras. Com investimentos de R$ 1,2 milhão, a nova estrutura canalizará a água quando o nível atingir a uma altura pré-determinada.
De acordo com Fischer, a obra deve estar concluída em seis meses. “O vertedouro estará funcionando já no inverno”, ressaltou. “A construção é a realização de um antigo sonho dos produtores da Capané”, acrescentou, ao destacar o apoio do Governo do Estado. A Barragem do Capané está entre as cinco maiores do Rio Grande do Sul. Cerca de 60 produtores utilizam a água do local para irrigar as lavouras. Conforme estimativas do Instituto, são 5,1 mil hectares irrigados.
A estrutura deve diminuir a velocidade de escoamento da água e evitar que enxurradas causem estragos na região. Em épocas de chuvas fortes, crateras eram abertas em uma estrada municipal de Cachoeira do Sul. O projeto do vertedouro foi desenvolvido pela Secretaria da Irrigação e Usos Múltiplos da Água. Segundo o titular da pasta, Rogério Porto, a obra representa “um grande legado, de visão de futuro e desenvolvimento”.
Para o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti, a nova estrutura também poderá proporcionar um aumento de produção, além de trazer ganhos para a lavoura de arroz do Estado. “O Governo foi sensível a esse pedido”, disse. Participaram da assinatura, na área da Barragem do Capané, os diretores do Irga, comercial, Rubens Silveira, e administrativo, Rafael Mallmann.
Guilherme Flach
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0398
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura