Bandejas para mudas em EPS melhoram a produção agrícola

25.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A utilização do EPS, mais conhecido como Isopor, tem proporcionado benefícios para o plantio e vantagens comerciais para o produtor agrícola brasileiro. O material está sendo cada vez mais usado nas bandejas para formação de mudas e tem permitido ganhos como a redução de até 12% nos ciclos de replantio, em hortaliças, e a obtenção de plantas mais vigorosas, além da maior praticidade e durabilidade.

Largamente aplicadas na agricultura de países como EUA, Itália e Chile, as bandejas foram desenvolvidas com formato piramidal das células para evitar que as raízes se enovelem e para facilitar o processo de extração da muda, o que também reduz as perdas na produção. Podem ser reutilizadas de 10 a 20 vezes, com a mesma eficiência, se tomados os devidos cuidados de manutenção e limpeza.

Contra o desenvolvimento de pragas

As bandejas em EPS proporcionam isolamento térmico e, assim, evitam o desenvolvimento de pragas. Como a planta fica suspensa durante a fase de crescimento, a higiene é maior e o risco de contrair doenças é reduzido. Outro diferencial proporcionado pelo EPS é a leveza do produto, o que facilita o manuseio, com a possibilidade de centenas de mudas serem plantadas em um único dia.

Além de serem mais leves e práticas em relação a outros tipos de bandejas, também utilizadas para o processo de cultivo de mudas, as bandejas produzidas em EPS possuem a vantagem de ser facilmente recicladas e transformadas em outros produtos. Como a constituição do EPS é de 97% de ar e apenas 3% de matéria-prima, permite a sua total reciclagem, reduzindo os impactos para o meio ambiente.

A produção brasileira de EPS deverá superar as 60 mil toneladas em 2010. Os principais segmentos são a construção civil e embalagens para os setores de eletroeletrônicos e farmacêutico. A utilização na agricultura tem crescido e representa 5% do volume total, com cerca de 3 mil toneladas/ano

Maristela Secco

Secco Consultoria de Comunicação

(11) 5641-7407

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025