BA: encontro prepara cafeicultores na produção de café de qualidade

31.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Como as tecnologias do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café podem ajudar o setor na qualidade do café foi o tema da palestra que o pesquisador Juarez de Souza e Silva ministrou no dia 25, em Vitória da Conquista/BA.

O evento fez parte do 2º Encontro Preparatório para o Produtor Participar do Concurso de Qualidade. O professor Juarez, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das instituições fundadoras do Consórcio, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, é um dos mais renomados pesquisadores brasileiros da área de pós-colheita do café, com larga produção científica, especialmente no desenvolvimento de equipamentos de baixo custo de produção e fácil manuseio, com vasto uso pela agricultura familiar.

A segunda parte do encontro, realizado pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) aconteceu na Fazenda Viçosa (situada em Barra do Choça, BA). Na Fazenda, os cerca de 80 participantes, entre agricultores e técnicos rurais, tiveram a oportunidade de observar, o funcionamento dos equipamentos desenvolvidos por pesquisadores do Consórcio utilizados na Fazenda (terreiro, secador, secadores adaptados, fornalhas), além das boas práticas de higiene no preparo do café cereja descascado. Para o professor Juarez, a visita à Fazenda Viçosa foi importante para mostrar aos cafeicultores participantes - que, em sua grande maioria, secam o café na Caatinga e em terreiros de chão batido - a segurança e a tranquilidade dos proprietários da Fazenda Viçosa, que estão secando seu produto na fazenda em pleno período de chuvas, devido ao uso da tecnologia.

O encontro contou com o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e desenvolvimento do Café e do Governo da Bahia.

Jurema Iara Campos

Embrapa

(61) 3448-4085 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025