Ministro da Agricultura diz que está próximo um acordo para redução no embargo às exportações de carnes para a Rússia
As inovações científicas realizadas pelos pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) durante seus mais de 90 anos de história foram ressaltadas no Grande Expediente da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (7). Autor da proposição, o deputado estadual Marlon Santos (PDT), relembrou trabalhos decisivos para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, desde o pioneirismo das primeiras pesquisas com melhoramento genético de trigo na Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, em Veranópolis, a partir de 1919, até os dias de hoje.
Dezenas de servidores da Fepagro acompanharam a sessão, que contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e do diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos. Eles compuseram a mesa, ao lado do presidente do legislativo, deputado Alexandre Postal (PMDB).
Também estavam presentes o diretor administrativo e financeiro da Fepagro, Romeu Felipe Ortiz; a representante da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Ana Stepan; o representante da Organização das Cooperativas (Ocergs), Guilherme Almeida; o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs), Marco Antônio Baldo e o presidente do Sindicato dos Técnicos Científicos do Rio Grande do Sul (Sintergs), Lucídio Inácio Ávila.
“A Fepagro deve ter cada vez mais o seu valor reconhecido”, defendeu Santos, da tribuna. O parlamentar lembrou o trabalho de diversos dos 22 centros da Fepagro, entre eles o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), destaque na produção de vacinas e exames veterinários.
O discurso de Santos foi seguido pelos apartes dos deputados Gerson Burmann (PDT), Pedro Westphalen (PP), Altemir Tortelli (PT), Cássia Carpes (PTB), Márcio Biolchi (PMDB), Lucas Redecker (PSDB), Heitor Schuch (PSB) e Raul Carrion (PCdoB). Todos eles salientaram a importância estratégica do trabalho da fundação e da pesquisa para o desenvolvimento sustentável e o aumento da produtividade da agropecuária gaúcha.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura