Atrações da Emater/RS-Ascar na maior feira brasileira da agricultura familiar têm foco na segurança e soberania alimentar

20.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Maurício Sena

A participação da Emater/RS-Ascar na maior feira brasileira de promoção da diversificação e da sustentabilidade da agricultura familiar, a Expoagro Afubra 2012, será através de mais de vinte atividades técnicas e sociais voltadas diretamente para este público. A 12ª edição da Expoagro Afubra será realizada no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, em Rio Pardo, nos dias 21, 22 e 23 de março.

Organizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento é realizado com o apoio do Governo do Estado, Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), e conta com mais de 200 empresas participantes e público estimado de 55 mil visitantes.

O principal tema desenvolvido pela Emater/RS-Ascar neste ano será a produção de alimentos voltada às cadeias curtas, com foco na alimentação escolar. A intenção é mostrar o que pode ser produzido pelos agricultores familiares e introduzido em ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A maior política pública do Estado para a agricultura familiar é a assistência técnica e extensão rural”, ressalta o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Cesar de Medeiros. Na cozinha demonstrativa montada na Casa da Emater, nutricionistas, produtores e cozinheiras de escolas demonstrarão diariamente receitas de pratos que podem ser feitos com matéria-prima proveniente do campo.

“A Expoagro é um espaço de excelência na divulgação de experiências e tecnologias que diversificam e fortalecem a agricultura familiar”, destaca o presidente da Emater/RS e superintendente Geral da Ascar, Lino De David, que participará da solenidade de abertura da Feira. Neste ano, além do foco produtivo nesse público específico, há o reconhecimento das diferenças étnicas, seja pela gastronomia, pelo resgate de receitas não tradicionais, seja pelo artesanato e pelo turismo rural. Toda essa diversidade étnica pode ser conferida na Casa da Emater/RS-Ascar, onde o Espaço Cultural, montado em conjunto com a Afubra, tem como tema central as Etnias. “Nesse espaço, pretendemos divulgar nosso trabalho sócio-assistencial que visa à inclusão de públicos especiais, como as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, e a gastronomia típica portuguesa e espanhola”, antecipa De David.

Haverá ainda estações sobre avicultura colonial e “trator de galinha” (trata-se de um galinheiro móvel que ajuda no manejo do solo), bovinocultura de leite, apicultura, piscicultura, ovinocultura, segurança e soberania alimentar, oficina de práticas alimentares, alimentação escolar, plantas alimentícias não-convencionais, horta orgânica, armazenagem de grãos, manejo ecológico do solo, irrigação de pastagens, consórcio da acácia negra e palmeira real, ciclo florestal, fruticultura, floricultura, artesanato, oficina de artesanato, turismo rural, agroindústrias, mostra cultural (com a Afubra), além de um espaço institucional sobre a extensão rural e informações orientadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). No auditório da Casa da Emater, será desenvolvida alternadamente programação com lideranças e autoridades do setor agrícola, recepção de convidados, reuniões de trabalho, entre outras atividades.

Todas essas atrações mobilizarão mais de 80 extensionistas rurais, que serão responsáveis pelas demonstrações e orientações aos agricultores visitantes.

21, 22 e 23 de março de 2012, das 8h às 18h

Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow – BR 471, km 143, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025