Atrações da 21ª Fenasoja devem reforçar a importância do grão na alimentação humana

08.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

Como forma de divulgar e incentivar o uso da soja orgânica na alimentação humana, diferentes atrações estão sendo preparadas pela Comissão de Soja e Derivados da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), de Santa Rosa. Festival Regional de Pratos à base de Soja, oficinas na Cozinha da Soja e comercialização de produtos derivados devem fazer parte da programação. Além disso, a comissão é responsável pela confecção do Bolo de 50 anos da Feira e pelos Caminhos da Soja, que contempla o resgate da história que acompanhou as famílias desde os primeiros grãos de soja plantados na região.

Segundo a presidente da Comissão de Soja e Derivados, Vanessa Matraszek Gnoatto e demais integrantes da comissão, o Festival Regional de Pratos à base de Soja, envolverá centenas de famílias de agricultores, em mais de 40 municípios da região, “num trabalho educativo para uso da soja como complemento alimentar e sua produção mais limpa”. Todas as receitas serão compiladas em um livro, que será distribuído gratuitamente, permitindo que mais pessoas possam se aventurar na cozinha para preparar pratos a base do grão.

Fonte de proteínas, a soja contém isoflavona, substância que contribui para a redução do colesterol ruim, além de auxiliar na regulação da pressão arterial, prevenção de diabetes, osteoporose e doenças cardiovasculares. “Sabemos que a soja na alimentação é sinônimo de saúde e boa nutrição, e é por isso que lutamos para que as famílias adotem este hábito alimentar”, destaca Vanessa, que também é assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área de Bem-Estar Social.

Na programação da feira, que ocorre de 29 de abril a 8 de maio de 2016 no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, estão previstas oficinas diárias do uso da soja em diversas receitas. O prazo para as inscrições será aberto previamente, e a participação é gratuita. Na Cozinha da Soja também devem ser comercializados produtos derivados do grão.

Entre os derivados de soja mais consumidos na alimentação humana estão o óleo, farinha, proteína texturizada, leite, queijo (tofu), molho shoyu e soja verde, em grão ou até mesmo, torrada, o que permite extrair a farinha e o café. Além disso, o grão pode ser preparado verde ou maduro, cozido e servido em saladas, ou torrado como aperitivo. Nos festivais de pratos realizados nas últimas edições destacaram-se receitas como torta, bolo, cricri, croquete, trufa, pudim, pão, patê, almondegas, café, rapadura, entre outras delícias derivadas de soja.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025