Atlas Ambiental do Programa Mata Viva promove curso de formação de professores

15.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nos dias 17 e 18 cerca de 60 professores da rede pública de Bebedouro/SP participarão do Curso de Formação Continuada do Atlas Ambiental Bebedouro, material didático inédito distribuído no início do ano, a mais de cinco mil alunos de 15 escolas do município.

Esse será o segundo encontro do curso e contará com a participação de coordenadores e de professores de ensino fundamental, sobretudo das áreas de Geografia, Ciências Naturais e História, cujos conteúdos curriculares são vinculados à abordagem socioambiental. O curso já faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Ensino e será dividido em cinco módulos. Um dos objetivos do curso é desenvolver uma reflexão sobre as práticas docentes em relação à temática ambiental, que fundamenta a escrita do Atlas.

O Atlas é um projeto do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF, implementado pela Fundação Espaço ECO e produzido pela Empresa Vistadivina, composto por imagens espaciais via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo. No total são 88 páginas, com 41 temáticas abordadas, 19 imagens exclusivas via satélite e 27 mapas sobre temas ligados a ciências, geografia, história, meio ambiente, questões socioambientais e outros. O projeto conta ainda com a parceria da Coopercitrus - Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo, Credicitrus - Cooperativa de Crédito Rural Coopercitrus; FISC - Fundo de Investimento Social da Coopercitrus e da Credicitrus.

Como mapear os espaços? Foi a pergunta feita pelo professor Ivanildo Fernandes Rocha aos alunos da 7ª série da Escola Municipal Prof. Lellis do Amaral Campos. “Com o Atlas Ambiental ficou fácil observar o objeto em diferentes variáveis: vista aérea, vista frontal, etc. Pedi aos alunos que fizessem um desenho do percurso de suas casas até a escola e que destacassem os pontos de referência do seu trajeto com detalhes, e o desempenho foi um sucesso. Em seguida, mapeamos diferentes espaços e percebemos que o estudo fica muito mais agradável quando se aplica elementos do dia a dia e com o apoio de um excelente material com é o Atlas”, declara Rocha.

Para Vinícius Ferreira Carvalho, coordenador de segurança de produtos e responsabilidade socioambiental de Proteção de Cultivos da BASF, iniciativas em educação como o Atlas, vão além da sala de aula. Ajudam a formar adultos com consciência ambiental e senso de responsabilidade com o meio onde vivem. “Para a BASF, um dos maiores investimentos é justamente contribuir com o conhecimento e com o futuro das novas gerações e que vão ao encontro do compromisso da empresa com a sustentabilidade”, ressalta.

Informações adicionais:

Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025