Atividades paralelas prometem movimentar a Mercoagro

04.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Carolina Andrade

A Mercoagro, Feira Internacional de Processamento e Industrialização da Carne, que acontecerá de 18 a 21 de setembro em Chapecó, no oeste catarinense, contará com uma extensa programação paralela. Além da exposição, que pretende reunir toda a cadeia produtiva da carne, os cerca de 35 mil visitantes que são esperados também poderão participar de seminários, clínica de tira-dúvidas, laboratório experimental, fazer um minicurso de processamento avícola e conhecer projetos inovadores do setor.

Pelo nono ano consecutivo, o SENAI de Chapecó vai realizar o Seminário Internacional de Industrialização da Carne, com palestrantes nacionais e estrangeiros. Entre os temas que serão abordados, destaque para as perspectivas para o mercado de carne de frango, processamento em alta pressão, estratégias de competitividade e técnicas de redução do sódio em alimentos processados.

Os especialistas confirmados são: Dr. Jefferson de Oliveira Gomes (SENAI), Marcos Sanchez (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), Marco Simões (Coca-Cola), Ana Lúcia (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Fábio Nunes (IICA), Dr. Gustavo Victor Barbosa-Cánovas (Washington University), Dra. Tatiana Koutchma, Lauren Sammel (Kraft Foods) e Dr. Rodrigo Tarte (John Morrell Food Group). As inscrições podem ser feitas pelo site

.

Outra atividade também promovida pela parceria com o SENAI é a Clínica Tecnológica, uma espécie de consultoria voltada ao atendimento dos profissionais visitantes, realizada durante os quatro dias de feira. O objetivo, segundo De Luca Filho, gerente comercial da BTS Informa, empresa responsável pela realização e organização da feira, é permitir que os visitantes sejam atendidos por um profissional da área e possam esclarecer dúvidas específicas sobre produtos e processos que envolvem o manuseio da carne, desde o abate até a embalagem.

“A feira busca aproximar os expositores de seus clientes potenciais. Além de promover negócios, queremos melhorar o acesso às informações que envolvem todo o setor de carnes. Os visitantes terão à disposição um atendimento personalizado, com hora marcada com especialista em alimentos do SENAI, e poderão tirar as principais dúvidas com ele”, diz.

No Salão de Inovação, os visitantes da Mercoagro terão acesso a projetos inovadores da área de processamento e industrialização da carne. São trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores, estudantes do SENAI e empresas do segmento sobre, por exemplo, novos produtos à base de carne de rã, mapeamento genético de listeria em planta de termoprocessados de aves e avaliação microbiológica dos produtos de origem animal da região oeste catarinense.

Durante os quatro dias de feira, o SENAI de Chapecó vai alugar sua planta de processamento de carnes e derivados para as empresas que queiram demonstrar ou lançar produtos. É o quinto ano consecutivo em que o Laboratório Experimental é colocado em prática durante a Mercoagro.

“É uma vitrine exclusiva para os expositores. É uma forma de as empresas convidarem seus clientes para assistirem ao vivo às novidades que estão levando para a feira, já que no espaço do estande nem sempre é possível mostrar tudo o que gostariam”, diz De Luca Filho.

Por fim, em parceria com o Instituto Interamericano de Agricultura de Miami, o SENAI de Chapecó vai promover o curso Escola de Processamento Avícola 2012. O evento vai acontecer de 19 a 22 de setembro no auditório do SENAI e oferecerá aulas teóricas e práticas sobre as mais recentes novidades e tecnologias que se aplicam ao abate e processamento da carne.

A Mercoagro está em sua 9ª edição e ocorrerá de 18 a 21 de setembro em Chapecó, maior polo frigorífico do Brasil. A feira é organizada pela BTS Informa e promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento terá 650 marcas expositoras e prevê cerca de 35 mil visitantes. Entre os produtos e serviços expostos estarão equipamentos de processamento e refrigeração, técnicas de higienização, sistemas de embalagem, automação e novidades em vestimentas e proteção industrial.

O credenciamento antecipado online para a feira já está disponível, gratuitamente, no site

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025