Brasil e Argentina ajustam comércio de produtos agrícolas
Para congregar engenheiros agrônomos, acadêmicos de agronomia e agricultores, estabelecer maior intercâmbio técnico e científico e debater problemas relacionados ao setor, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realiza, anualmente, a Semana Luiz de Queiroz. Nesta 55ª edição, foi planejado pela ESALQ e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), a realização de atividade em formato de feira de demonstrações técnicas e painéis de discussão sobre temas da atualidade que interferem em segmentos do sistema agroindustrial, envolvendo produtores, profissionais e estudantes.
Dessa forma, nos dias 10 e 11 de outubro, para reverenciar a memória de Luiz Vicente de Souza Queiroz, comemorar os 120 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), os 111 anos da ESALQ, os 55 anos da Semana Luiz de Queiroz e o Ano das Cooperativas-ONU/2012, será realizado o Fórum Luiz de Queiroz – Integrar para mudar. O evento tem como objetivo resgatar e avivar o significado dessa Semana que foi instituída pela Lei nº 3837, de 11/04/1957, e regulamentada pelo Decreto nº 33.467, de 22/08/1958, recebendo nova regulamentação conforme Decreto nº 7.831, de 23/04/1976, para conjuntamente comemorar a Semana do Agricultor, instituída pela Lei nº 2244, de 11/08/1953.
A iniciativa partiu do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biotecnologia Agrícola da ESALQ, coordenado pelo professor Flavio César Almeida Tavares, do Departamento de Genética (LGN). A proposta foi apresentada ao diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, que sinalizou positivamente por acreditar numa participação mais ativa de estudantes de graduação durante a Semana Luiz de Queiroz.
Tavares afirma que há uma preocupação constante dentro do programa de tutoria de se defender melhorias para graduação. Como coordenador do PET Biotecnologia, o ano passado, procurou espaços para divulgar melhor a importância de se ter uma graduação com visão generalista e que pudesse situar o estudante dentro do contexto da realidade. “Por conta disso, imaginou-se fazer um evento durante a Semana Luiz de Queiroz para atrair os estudantes de graduação que até então tem se ressentido da falta de alguma atividade específica durante o evento”.
O coordenador lembra, ainda, que em reunião com a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, em 2011, foi sugerido por ela, ampliar uma programação inicial do Fórum para também abrigar agricultores. “Como verificamos que o histórico da Semana Luiz de Queiroz já contemplava essa atividade junto aos agricultores, a programação foi expandida de modo que temos hoje uma programação estruturada em 3 painéis de discussão que foram desdobrados para atender vários ângulos da questão agrária e agrícola do Brasil”, conclui Tavares.
Para o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, a Semana Luiz de Queiroz sempre foi uma referência importante para a Escola e, durante esses anos, tem prevalecido o congraçamento entre profissionais, principalmente ex-alunos. “A ideia agora é agregar, a esse clima, informações e experiências de natureza técnica, preferencialmente inovadoras. Assim, todos terão a oportunidade de acessar representações de instituições das mais diversas que irão compartilhar as últimas novidades técnicas relacionadas, principalmente, às ciências agrárias”.
Agroindústrias de bens de capital da agricultura - Custeio agropecuário: sementes, mudas e matrizes
Agropecuária - Produção e sustentabilidade: alternativas frente à mecanização da cana-de-açúcar / Citricultura: desafios e tendências / Qualidade do leite
Agroindústrias de processamento / Agroindústria de alimentos - Produção e mercado de carnes / Qualidade do leite e seu processamento
Agrosserviços de: Assistência técnica / Pesquisa e desenvolvimento / Financeiros / Ensino, pesquisa e extensão
Acesso ao conhecimento e o setor produtivo rural
Organização da produção e acesso ao mercado
Atividade e preservação ambiental
Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site
Interessados em participar podem fazer suas inscrições (gratuitas) no mesmo site.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura