Assocon e FCStone recebem confinadores para a etapa goiana de encontro

15.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

A etapa goiana do 1º Encontro sobre Gestão de Risco para Pecuária superou as expectativas da organização e reuniu, na terça-feira (12/05), em Goiânia/GO, os 50 maiores grupos agropecuários do estado que investem em confinamento.

O evento, promoviso pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e pela FCStone, consultoria especializada em gerenciamento de risco em commodities, tem caráter itinerante e já visitou a cidade de Londrina, Oeste do Paraná, contou com a participação especial do presidente da Assocon, Ricardo de Castro Merola, que já no discurso de abertura destacou a importância da gestão financeira e dos mecanismos de proteção de preços para o confinamento.

Merola, que também é pecuarista antigo no estado chamou a atenção para a situação da agroindústria frigorífica da região, que enfrenta uma crise de crédito e pagamento sem precedentes nos últimos meses. Segundo ele, "a orientação da Assocon é para o pecuarista somente vender o boi gordo com pagamento à vista".

Na seqüência, a consultora em gerenciamento de risco da FC Stone, Maria Paula Valente, fez uma análise detalhada sobre o cenário atual do mercado mundial da carne bovina, abordando os aspectos de risco e oportunidades que envolvem a atividade de criação intensiva. Na opinião da consultora, que acompanha de perto o vai e vem diário do mercado, a falta de informação ainda é o principal entrave quando o assunto é mercado futuro de commodities, operação de contratos na bolsa e operações de "hedge" (proteção).

Juan Lebrón, diretor executivo da Assocon, participou do debate ao final do evento e destacou como ponto positivo a mudança clara de mentalidade dos pecuaristas no que se refere à gestão econômica da produção animal, situação que até pouco tempo era inimaginável. "Isso mostra que a profissionalização é uma realidade na pecuária de corte brasileira e, sobretudo no confinamento" declara Lebrón.

Outro ponto levantado pelo executivo da Assocon foi com relação à interatividade do encontro, que serviu para esclarecer dúvidas, trocar opiniões e, acima de tudo, difundir informação técnica privilegiada.

Dentro da programação do evento que percorrerá nos próximos meses algumas das mais importantes praças de pecuária de corte do País, está a etapa de São Paulo (Capital). O encontro, que se estende até o mês de agosto de 2009, passará também pelas cidades de Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Ribeirão Preto (SP).

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 2198-1888

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro