Valtra participa da ExpoAgro Dourados/MS e apresenta aos produtores do estado o pulverizador BS3020H
Aproximadamente 150 associados da Copercampos, técnicos e representantes de empresas parceiras de milho estiveram presentes na noite de quinta-feira (19), na Associação Atlética Copercampos (AACC), na palestra com o Dr. em Fitopatologia, Engenheiro Agrônomo Ricardo Trezzi Casa e com o diretor executivo Clebi Renato Dias.
Durante o evento que teve como tema central “O Complexo de Doenças na Cultura do Milho e suas influências na Qualidade de Grãos”, os produtores associados obtiveram conhecimento sobre o porque a doença da Diplodia Macrospora causou tantos problemas nas lavouras e como o fungo se faz presente nas lavouras.
Ricardo Trezzi Casa, professor da UDESC em Lages resgatou um histórico da doença Diplodia e quais outras doenças prejudicam na qualidade de grãos de milho. Segundo Casa, na região, a doença Diplodia e o fungo sempre se fizeram presentes e neste ano houve grande incidência devido a diversos fatores como clima e manejo de culturas.
“Nós precisamos pensar em estratégias para diminuir a presença destes fungos causadores do grão ardido e pra isso o manejo das lavouras deve ser diferenciado. Rotação de culturas é fundamental, pois a palha do milho demora a apodrecer na região e os fungos da doença se mantêm vivos, e no evento da Copercampos nós apresentamos ações para que na próxima safra de milho se produzam grãos com qualidade”, ressalta.
Já o diretor executivo Clebi Renato Dias apresentou um panorama do mercado do milho e dados referentes à produção dos Estados Unidos da América e de milho safrinha no Brasil. Clebi lembrou que neste ano, o milho está bem valorizado e a uma grande preocupação quanto aos estoques. Segundo o diretor, Santa Catarina deverá importar mais de 2 milhões de toneladas do cereal de estados como Paraná e Mato Grosso e também do vizinho país do Paraguai.
Felipe Götz
Assessoria de Comunicação
Copercampos - Matriz / Campos Novos - SC
(49) 3541-6039
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura