Associação Internacional de Soja Responsável e Bayer renovam acordo de cooperação

O acordo não-exclusivo entre a Bayer e a RTRS é complementado pelo programa Valore, realizado pela Bayer na América Latina

10.01.2018 | 21:59 (UTC -3)
Isadora Mota

 A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) e a Divisão Crop Science da Bayer estão renovando a cooperação bem-sucedida de 2015 para ajudar os produtores de soja a certificarem suas culturas de acordo com os padrões da RTRS. O acordo não-exclusivo entre a Bayer e a RTRS é complementado pelo programa Valore, realizado pela Bayer na América Latina. A Certificação RTRS garante que a soja - na forma de matéria-prima ou subproduto - seja originária de um processo ambientalmente correto, socialmente adequado e economicamente viável. Nos últimos dois anos, a RTRS e a Bayer alinharam suas comunicações, mobilizaram os agricultores para certificarem suas produções e deram início ao processo de certificação de diversas cooperativas de grande porte no Brasil.

O programa Valore da Bayer oferece aos produtores de soja: uma visita de diagnóstico, um plano de ação, atividades de treinamento, uma visita pré-auditoria e facilitação para auditorias realizadas por terceiros. Essas medidas ajudam os agricultores a atingirem os objetivos da produção com responsabilidade socioambiental. Essa cooperação, que inicialmente focava o Brasil, agora será estendida à Argentina e, no futuro, poderá também se estender aos produtores de soja em outros países da América Latina.

"Estamos felizes em formar novamente esta parceria com a RTRS, uma organização formadora de opinião e que define padrões de mercado visando garantir uma soja mais sustentável. A Bayer está comprometida com a agricultura sustentável. Queremos contribuir para uma produção de soja ambientalmente, economicamente e socialmente sustentável, e a certificação é uma ferramenta importante para esse objetivo. Nós incentivamos os agricultores a seguirem padrões de sustentabilidade como o da RTRS para que seus negócios se tornem mais sustentáveis e lucrativos no longo prazo", afirmou Bernd Naaf, Head de Negócios e Comunicações da Divisão Crop Science da Bayer.

"O programa Valore da Bayer é uma contribuição concreta para ajudar mais agricultores a implementarem práticas sustentáveis por meio da certificação RTRS", afirmou Marcelo Visconti, Diretor Executivo da RTRS. "Ao mesmo tempo, ao valorizar a certificação das culturas, a empresa demonstra que entende o valor real de atividades mais sustentáveis empreendidas por seus clientes no médio e longo prazo. A Bayer está investindo em uma agricultura mais sustentável no sentido mais amplo. Essas ações demonstram o compromisso da empresa com a produção responsável e com a RTRS, associação da qual é integrante."

A RTRS e a Bayer continuarão a promover sinergias para conectar agricultores certificados a empresas de alimentos e fomentar o mercado de soja responsável. O objetivo é promover ainda mais a certificação entre as empresas de alimentos e aumentar a compra de créditos RTRS. A Bayer AG compra créditos referentes aos derivados de soja que utiliza em seus processos de produção. A empresa alemã vê as compras de crédito como um instrumento fundamental para incentivar a produção sustentável de soja de acordo com os padrões da RTRS.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024