Associação Brasileira de Devon lança prêmio para incentivo a jovens criadores

02.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) terá como um dos seus principais objetivos em 2011 estimular jovens a criar a raça. A próxima edição da Expointer será palco da 1ª prova destinada a exemplares de criadores de até 30 anos estreantes em competições. Os grandes campeões das categorias fêmea e macho receberão prêmio em dinheiro de R$ 10 mil cada. “São os jovens que darão continuidade ao nosso trabalho de evolução do Devon. Temos por obrigação estimulá-los a optar pela raça. Não só os filhos de tradicionais criadores, mas todas as pessoas interessadas”, destaca Adelar Santarem, presidente da ABCD.

 

Em sua gestão, iniciada na Expointer 2010, Santarem dará continuidade aos programas conduzidos pela diretoria anterior, liderada por Elizabeth Cirne Lima, atual vice-presidente da entidade. Será dada atenção especial aos criadores do interior que estão afastados das atividades da Associação. “Somos muito maiores do que atualmente demonstramos. Vamos nos aproximar desses criadores a partir da retomada de eventos no interior, como treinamentos técnicos visando orientar os produtores sobre alternativas para melhora da criação e investimento em genética”, explica o presidente.

 

No balanço do ano, a Associação contabiliza a criação do Selo de Carne Devon, a realização do concurso de Carcaças e o recorde de preço obtido no Top Devon. “A estratégia da ABCD foi atuar em todos os segmentos da cadeia: no criador, nos frigoríficos e no consumidor final”, explica Santarem. “Com ações específicas, conseguimos conscientizar os interessados do valor de nosso produto”. A carne certificada Devon, vendida com exclusividade pela Casa de Carnes Moacir (Porto Alegre-RS), segue padrões rigorosos que garantem cortes de extrema qualidade. A identificação da carne é feita a partir de um selo com o logo da raça, com informações como origem, sexo e idade do animal. O Frigorífico Coqueiro também é parceiro no projeto.

 

A 1ª edição do Concurso de Carcaça avaliou a capacidade de conversão em carne e o acabamento dos animais em pé. Os exemplares foram avaliados em lotes e individualmente, através de julgamento morfológico, bem como através de exames de ultra-sonografia para avaliação da área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea e depois, avaliação das carcaças no gancho. O objetivo do concurso foi fomentar a produção de exemplares de gado de corte com manejo adequado, visando à obtenção de acabamento dos animais para atender aos mercados mais exigentes de carne. “Esta iniciativa é concomitante com a evolução do mercado nacional como um todo, onde atualmente existem frigoríficos e consumidores finais valorizando e remunerando estes produtos diferenciados”, afirma Elizabeth Cirne Lima.

 

Em busca de prosseguir no caminho do aprimoramento da raça, em 2010, durante o Tour Devon, oito criadores brasileiros formaram um consórcio para importar sêmen de quatro touros. O sêmen importado deverá ser utilizado no 2º semestre de 2011. “Pretendemos ampliar o acesso ao material genético Devon nas centrais de inseminação e permitir o maior acesso para aqueles que veem na raça uma ótima oportunidade de negócio”, planeja Santarem.

 

Maria Gabriela Andriotti

Moglia Comunicação Empresarial

(51) 3029-3249

lumoglia@moglia.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025